Convidados trouxeram um balanço do trabalho realizado na maternidade até agora
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu na manhã desta quinta-feira (13), o secretário municipal de Saúde, Dr. Vânio Jordani, e a diretora do Hospital Nossa Senhora de Fátima – Instituto IGASMAT, Janaína Telles. A entrevista teve como objetivo prestar contas à população sobre o trabalho realizado pelo Hospital da Mulher e Maternidade Municipal Amor de Mãe.
Dr. Vânio iniciou apresentando um panorama das ações desenvolvidas pela maternidade desde o início das atividades, destacando o número de partos, atendimentos e consultas já realizados. O secretário enfatizou que os serviços vêm sendo ampliados para atender com mais qualidade as gestantes do município.
Um dos pontos abordados foi o acompanhamento de gestantes classificadas como alto risco. Foi questionado sobre o motivo de o município assumir esse atendimento, considerando que a responsabilidade é originalmente do Estado, por meio do Hospital Regional de Sorriso. O secretário explicou que a iniciativa busca colaborar com o sistema de saúde, desafogando o HRS e garantindo um atendimento mais rápido e humanizado às gestantes sorridentes.
O secretário também esclareceu questões relacionadas a um caso em que um recém-nascido não resistiu após o parto. Dr. Vânio explicou como funciona o fluxo de atendimento das gestantes de alto risco e ressaltou que o aumento no número de consultas demonstra o compromisso em monitorar e prevenir complicações sempre que possível.
Outro tema tratado foram os valores pagos pelo município ao hospital responsável pelos partos. Dr. Vânio detalhou como esses números constam no plano de trabalho firmado com a instituição e reforçou que o hospital mantém equipes completas disponíveis 24 horas por dia para atender a população.
Ao final, a diretora Janaína Telles destacou que o Hospital Nossa Senhora de Fátima está sempre aberto à fiscalização e à visita de autoridades, além de colocar a unidade à disposição para ouvir sugestões e receber elogios ou reclamações. Ela reforçou o canal da ouvidoria: WhatsApp (66) 9 9209-3770.
Veja a entrevista no vídeo.