O programa Voz do Povo desta segunda-feira, 24 de novembro, recebeu o urologista Dr. Alexandre Rezende, que reforçou a importância do Novembro Azul como porta de entrada para que mais homens procurem o médico regularmente e previnam o câncer de próstata, cuja detecção precoce é simples e decisiva para o sucesso do tratamento.
O programa Voz do Povo desta segunda-feira, 24 de novembro, recebeu nos estúdios da Sorriso FM o médico urologista Dr. Alexandre Rezende para um bate-papo especial sobre a campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem, especialmente à prevenção do câncer de próstata.
Durante a entrevista, o especialista lembrou que, embora a campanha tenha surgido com o foco específico na prevenção desse tipo de câncer, ela acabou se tornando um grande estímulo para que os homens procurem o médico com mais regularidade. Segundo o urologista, os homens ainda cuidam menos da própria saúde, realidade comprovada por estatísticas que mostram que a longevidade feminina é maior justamente por conta da maior adesão das mulheres aos cuidados preventivos.
Dr. Alexandre reforçou que, mesmo com a campanha já consolidada, no Brasil um quarto dos casos de câncer de próstata ainda são descobertos em estágio relativamente avançado, o que reduz as chances de um tratamento simples e eficaz. Ele lembrou que se trata de um câncer de diagnóstico fácil e de tratamento igualmente simples quando identificado precocemente.
O médico explicou que a consulta anual de rastreio é fundamental. A recomendação é que homens a partir dos 50 anos realizem a avaliação todos os anos, enquanto aqueles que possuem histórico familiar (pai ou avô com diagnóstico de câncer de próstata) ou que são afrodescendentes devem iniciar esse acompanhamento mais cedo, a partir dos 45 anos. Entre os exames utilizados, estão o PSA, um simples exame de sangue, e o toque retal, ambos essenciais para o diagnóstico seguro da doença.
Além do foco no câncer de próstata, o urologista também fez alertas sobre a saúde masculina de forma geral, ressaltando hábitos que ajudam na prevenção de diversas doenças: boa alimentação, descanso adequado, evitar o tabagismo, reduzir o estresse e moderar o consumo de alimentos defumados. O médico ainda citou referências e sites importantes que podem servir de fonte confiável de informação ao público.
Veja a entrevista no vídeo.