Sorriso integra a luta internacional dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, dentre as ações, duas palestras promovidas pela Prefeitura por meio da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) se destacam. Em ambas, a vereadora cuiabana e educadora digital, Maysa Leão, abordou temas como empoderamento e a luta pelo fim da violência de gênero. Maysa também é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design.
O início da palestra foi na tarde de segunda-feira (24) sobre “desmistificando o autismo”, como mãe atípica, Maysa sabe a dificuldade enfrentada por muitas e, principalmente, as violências, entre elas, a psicológica. Diante desse quadro, foi vista a necessidade de abordar esse tema. Já no período da noite, a palestra foi sobre a na importância do empreendedorismo, do marketing pessoal e das conexões estratégicas para o fortalecimento da presença feminina nas áreas de liderança.
Já no dia 25, também no Auditório da Faculdade Atenas o tema é “Quebrando o Silêncio”, voltado também aos jovens e adolescente das redes de ensino, a palestra integra a agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o propósito de promover a conscientização, o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e famílias.
Durante o período, Mara Fernandes destaca que várias ações serão realizadas, como mais palestras, círculos de conversas e também oferta de cursos, como o de panetone, para fomentar a renda das mulheres e assim, criar a independência financeira.
21 dias de Ativismo
“21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma campanha mundial que busca conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência que atingem meninas e mulheres. No Brasil, a mobilização tem início em 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”. Conforme a primeira-dama e gestora da Semfa, Mara Fernandes, a proposta é provocar reflexão e estimular atitudes concretas de prevenção, acolhimento e denúncia da violência de gênero.
Mara pontua que no Brasil a campanha inicia no Dia da Consciência Negra e é estrategicamente encerrada em 10 de dezembro, data em que é celebrado o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.
A secretária ressalta que Sorriso realizou uma grande mobilização pelo fim da violência em agosto, quando da campanha Agosto Lilás. “Mas essa é uma pauta diária e que precisamos debater rotineiramente”, enfatiza.
Vale sempre lembrar que a Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha que pode ser acionada pelo 190; a Delegacia da Polícia Civil conta o Núcleo da Mulher que pode ser acionado pelo 197; o Corpo de Bombeiros atende chamadas pelo 193 e para Central de Atendimento à Mulher basta discar 180.