A operação é resultado de uma investigação que já dura quase um ano e teve suas ordens expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso.
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26), mais uma fase da Operação Asfixia, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, composta pelas Polícias Federal, Civil e Militar. Em Sorriso, a ação contou também com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal, já que havia informações de que alguns alvos poderiam tentar fugir utilizando as rodovias que cortam a região.
Ao todo, nove mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão foram cumpridos. A operação é resultado de uma investigação que já dura quase um ano e teve suas ordens expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso. O foco é o combate ao tráfico de drogas, já que os investigados são apontados como integrantes de uma organização criminosa com atuação no município e ramificações em outras cidades de Mato Grosso.
De acordo com o Delegado Dr. Ricardo, da PF de Cuiabá, comandante da FICO, a operação recebeu reforço da Força Tática e de batalhões de municípios vizinhos, dentro da política de tolerância zero contra facções criminosas. “Sorriso sempre trabalha de forma integrada. Essa operação já retirou de circulação vários traficantes, atingindo o objetivo de restabelecer a segurança e a tranquilidade em pontos da cidade onde o tráfico vinha avançando”, destacou o oficial.
A ação concentrou esforços principalmente na região Leste de Sorriso, considerada área de maior incidência de denúncias relacionadas à venda de entorpecentes. Segundo a PM, o trabalho de policiamento diário tem sido intensificado, com abordagens, checagens e levantamento de informações que são compartilhadas com a Polícia Civil e a Polícia Federal.
A Polícia Civil reforçou que a integração entre as forças permite resultados mais rápidos e eficazes. Nos bastidores da investigação, a PF é quem conduz os detalhes sobre os alvos e suas ligações com organizações criminosas de outros estados, embora as equipes locais tenham confirmado que os detidos possuem histórico de atuação ligada ao tráfico em várias regiões do país.
A atuação conjunta também recebeu elogios pela participação da Guarda Municipal, que tem auxiliado constantemente nas operações.
“Cada órgão atua dentro de sua competência, mas quando somamos esforços, quem ganha é a sociedade”, destacou o comandante da PM de Sorriso, Tenente Coronel Jorge Almeida.
A Operação Asfixia segue em andamento, e novas fases não estão descartadas.