Programa A Voz do Povo faz balanço do ano com o promotor criminal Luiz Fernando Pipino

O programa A Voz do Povo desta terça-feira, 2 de dezembro, recebeu nos estúdios da Sorriso FM o promotor de Justiça Criminal, Dr. Luiz Fernando Pipino, para um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025. Atuante em diversas sessões do Tribunal do Júri, o promotor destacou que o volume expressivo de julgamentos neste ano é resultado direto do trabalho conjunto das forças de segurança e do Poder Judiciário no enfrentamento à guerra de facções em Sorriso.

Segundo ele, embora muitos julgamentos tenham resultado em penas elevadas para traficantes faccionados, alguns casos marcaram profundamente o ano. Entre eles, o julgamento de Gilberto, autor de uma chacina que chocou o município ao matar quatro mulheres após submetê-las a estupro. Ele foi condenado a 225 anos de prisão, pena que a promotoria segue defendendo com rigor, diante do pedido de redução feito pela Defensoria Pública. Dr. Pipino afirmou que não acredita em diminuição da sentença, pois ela foi definida estritamente conforme prevê a legislação brasileira, refletindo a gravidade e a brutalidade do crime.

Outro caso emblemático julgado em 2025 foi o da menina Sara, raptada e estuprada aos cinco anos de idade em 2010. O corpo da criança nunca foi encontrado, mas, a partir de 2020, o caso começou a ser esclarecido, culminando neste ano na condenação do autor, que é réu confesso e descreveu em detalhes a dinâmica do crime.

Dr. Luiz Fernando Pipino também adiantou que os trabalhos do Tribunal do Júri seguem intensos até o dia 19 de dezembro, e que o início de 2026 já deve contar com diversas novas sessões, uma vez que vários casos de homicídio ligados ao conflito entre facções foram solucionados pela investigação.

O promotor destacou ainda um dado considerado muito positivo: a redução expressiva no número de homicídios em Sorriso.

  • Em 2022, foram registrados 71 homicídios;
  • Em 2023, 75;
  • Em 2024, o número caiu para 59;
  • E, em 2025, até o momento, são 21 casos, número abaixo da média histórica dos anos de 2020 e 2021, quando variava entre 25 e 30 homicídios anuais.

Apesar da queda acentuada, Dr. Pipino reforçou que os próximos dois anos ainda exigirão grande esforço da promotoria criminal, das forças policiais e do Tribunal do Júri, especialmente no enfrentamento à criminalidade organizada.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Oficinas culturais de 2025 em Sorriso chegam ao fim com série de apresentações

Voz do Povo recebe vereador Adir Cúnico para balanço do primeiro ano de mandato

Sorriso realiza ações nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

NIF divulga lista de terrenos que precisam ser limpos imediatamente

Governo lança novos serviços do Corpo de Bombeiros para modernizar prevenção e resposta a incêndios urbanos

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso especializado no golpe do falso médico