Golpes financeiros continuam crescendo em Sorriso, alerta delegado Tiago Meira

O delegado Tiago Meira alertou que Sorriso registra, mês a mês, novas modalidades de golpes, reforçando a necessidade de calma e atenção da população nas transações financeiras e compras on-line, já que crimininosos têm utilizado dados reais e sites falsos para enganar vítimas de todas as idades.

O delegado Tiago Meira, responsável pelas investigações de crimes de estelionato em Sorriso, voltou a chamar a atenção da população para o crescimento constante dos golpes financeiros no município. Segundo ele, esse tipo de crime é recorrente em todas as delegacias do Estado, e em Sorriso não é diferente — a demanda é alta e, mês a mês, novas modalidades surgem.
De acordo com Meira, a cidade é vista pelos criminosos como um alvo atrativo pela movimentação financeira da população. “Existe a noção de que aqui gira muito dinheiro. Por isso somos bastante procurados por golpistas”, afirmou.
O delegado explica que, apesar de campanhas e alertas contínuos, ainda há resistência das pessoas em adotar cuidados básicos antes de realizar transações financeiras ou clicar em links enviados por desconhecidos. “A primeira coisa é: tenha calma. Qualquer negociação, no mundo real ou virtual, precisa de calma. Desconfie de links, ofertas e mensagens fora do comum”, orientou.
Novos golpes surgem todos os meses
Meira afirma que, em Sorriso, o cenário muda rapidamente. “Cada mês aparece uma demanda diferente, uma forma nova de aplicar o crime. Em períodos como a Black Friday, por exemplo, o número de golpes cresce muito”, relatou.
Entre os golpes mais frequentes, ele destaca:
•Golpes de compra e venda, especialmente em períodos de promoções;
•Golpes envolvendo acessos bancários durante chamadas de vídeo com criminosos;
•Golpes processuais, quando estelionatários ligam usando dados reais de processos judiciais para convencer a vítima — modalidade que havia diminuído, mas voltou a crescer.
Vítimas não são apenas idosos
Embora muitos associem esse tipo de crime a pessoas idosas, Meira alerta que, em Sorriso, o perfil das vítimas é variado. “Temos muita incidência entre pessoas de 20 a 40 anos. É um erro imaginar que somente idosos caem. Toda pessoa pode ser vítima, dependendo da situação”, disse.
Cuidados essenciais ao comprar pela internet
O delegado reforça que os golpistas criam sites idênticos aos originais, enganando consumidores desatentos. Ele orienta:
•Comprar apenas em sites verificados;
•Conferir se as páginas têm selo de verificação em redes sociais;
•Checar pequenos detalhes que diferenciam sites verdadeiros de páginas clonadas.
“Eles conseguem fazer sites iguais. Mas, com um pouco de calma, a pessoa consegue perceber que é um dublê”, alertou.
Golpes de prêmios estão diminuindo, mas ainda existem
Sobre ligações dizendo que o consumidor recebeu um PIX ou ganhou um prêmio, Meira afirma que esse golpe parece ter diminuído, embora ainda haja vítimas.
“Esse tipo de golpe explora a vulnerabilidade das pessoas, aquela ideia de que ‘Deus ajudou’, que você foi sorteado. Mas ninguém ganha dinheiro de graça. Se para receber 10 mil você precisa pagar 5 mil, isso não existe”, enfatizou.
Ao final, o delegado reforçou que a prevenção continua sendo a melhor ferramenta contra o estelionato. “Os golpistas sempre vão buscar uma vulnerabilidade. Por isso, desconfie, confirme as informações e, principalmente, tenha calma.”

Veja também

Programação do Março Mulher em Sorriso é destaque na Voz do Povo

Sorriso: mulher que ateou fogo no marido havia sido agredida; foi socorrida e acabou presa

Grave acidente deixa homem com traumatismo craniano no Parque Universitário, em Sorriso

Mulher ateia fogo no marido após discussão no bairro Vila Bela

Motociclista sofre afundamento de crânio após colisão entre motos no bairro Rota do Sol

Mecânico de motos morre após acidente em valetão na MT-242 em Sorriso