Polícia Civil recebe etapa da capacitação sobre Recuperação de Ativos e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

O programa visa promover a integração entre as instituições, bem como o intercâmbio de conhecimentos e expertises entre os profissionais e seus respectivos órgãos

A Polícia Civil sedia, entre os dias 10 e 11 de dezembro, a etapa do “Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para Recuperação de Ativos e Combate à corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD)”, direcionado a 90 agentes públicos das áreas de justiça e segurança pública. A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (10.12), no auditório do Detran, em Cuiabá.

Organizado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), o programa surgiu em cumprimento ao objetivo de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e orientar a sociedade sobre as temáticas corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. Nesta etapa, em Mato Grosso, o evento conta com o apoio da Diretoria de Inteligência, em conjunto com a Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Além disso, as capacitações e treinamentos visam promover a integração entre as instituições, bem como o intercâmbio de conhecimentos e expertises entre os profissionais e seus respectivos órgãos.

“Esse programa é importante, pois possibilita que os profissionais que estão na ponta possam discutir sobre os problemas relacionados à corrupção, lavagem de dinheiro e o crime organizado; e buscar soluções por meio de métodos e boas práticas para operacionalizar ações capazes de combater esses crimes”, disse coordenador-geral de articulação institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Bernardo Mota.

Representando a Diretoria da Polícia Civil, o delegado e coordenador da Academia de Polícia, Fausto Freitas, destacou sobre a importância de sediar uma etapa do programa. “Essa capacitação é muito importante no combate às facções criminosas. Proporcionar esse treinamento aos nossos policiais sobre essa temática, sobre esse assunto que, sendo bem trabalhado, contribui fortemente para a credibilidade e valorização da nossa instituição junto à sociedade”, destacou Fausto.

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, coronel PM Fernando Augustinho, também salientou sobre a importância social da capacitação. “Quando a Polícia Civil envereda para a qualificação, para as investigações qualificadas, frente a essas organizações criminosas, o impacto é muito maior no combate ao crime”, enfatizou o coronel.

 

Veja também

Operação Lei Seca realiza 48ª edição em Sorriso com 98 notificações e 11 prisões

Menino de 9 anos é estuprado por colegas de classe em escola de Cuiabá

Dois são presos em Boa Esperança comercializando entorpecentes

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Tráfico de drogas é desarticulado em kitnet no bairro Rota do Sol; suspeito seria “disciplina” de facção criminosa

Polícia Civil cumpre 21 mandados com foco na desarticulação de célula de facção criminosa no interior de MT