Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde desta sexta-feira (12.12), uma mulher que ficou ferida após uma explosão provocada por vazamento de gás de cozinha canalizado, em uma residência localizada no bairro Jardim Belo Horizonte, no município de Sinop (a 520 km de Cuiabá).

A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por volta das 12h40 e se deslocou ao local da ocorrência. Ao chegar, os bombeiros constataram que a explosão ocorreu após o vazamento de gás de cozinha canalizado, deixando uma mulher com queimaduras de primeiro e segundo graus pelo corpo.

Os militares realizaram o fechamento do registro de gás, eliminando maiores riscos, e procederam às orientações cabíveis à responsável pelo local.

A vítima foi avaliada pela equipe do 4º BBM, recebeu os primeiros atendimentos no local e, em seguida, foi transportada até o Hospital Regional para atendimento médico especializado.

Em caso de vazamento, o que fazer?

Em caso de vazamento de gás, a orientação é fechar imediatamente o registro, seja em sistemas de gás canalizado ou diretamente no botijão. Também é fundamental abrir portas e janelas para ventilar o ambiente e não acionar nenhum aparelho elétrico.

É preciso evitar remover equipamentos da tomada, desligar o padrão ou a chave geral da residência.

Também não é seguro acionar luzes, usar o celular ou qualquer aparelho eletrônico nesse momento. Qualquer faísca, até mesmo de um interruptor ou celular, pode servir como fonte de ignição e causar explosão em ambiente com gás acumulado.

Caso o cheiro de gás no local seja muito forte, exista risco de ignição ou se alguma pessoa estiver passando mal, é fundamental evacuar o local imediatamente. Na sequência, quando a pessoa já estiver do lado de fora da residência ou em uma área ventilada e segura, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número de emergência 193.

Quando o CBMMT deve ser acionado?

Os bombeiros militares devem ser acionados nas seguintes situações:

Quando houver vazamento forte, com risco de explosão;
Se alguém estiver passando mal;
Se houver fogo ou fumaça perto do botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);
Se o morador não conseguir controlar o vazamento.

Veja também

Comércio de Sorriso tem horário estendido até 21h para atender demanda de Natal

Avaliação positiva marca o primeiro ano da Secretaria da Mulher e da Família

Com apoio da Fapemat, pesquisa da UFMT desenvolve embalagem biodegradável a partir de óleo de pequi

Justiça bloqueia R$ 79 mi em combate à sonegação

Homem tenta matar ex-mulher, reage abordagem da PM e acaba morto

Sorriso: autoridades prestigiam inauguração do espaço Lar Bem Viver