Sorriso: Equipe da Semec destina às unidades escolares materiais esportivos enviados pelo IEE

Estudantes em casa. Professores monitorando e auxiliando à distância a realização das atividades propostas remotamente aos alunos. Enquanto Sorriso atravessa a pandemia do novo coronavírus, os quase 15 mil alunos da rede municipal seguem com aulas remotas. As escolas são agora ponto de coleta e entrega das atividades que os alunos desempenham em casa, e que, a partir do dia 1.º de junho, passaram a contar como presença.

No entanto, enquanto das aulas não retornam da maneira tradicional, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vem promovendo ações para deixar as unidades escolares ainda mais atrativas para quando todos puderem voltar, com segurança, a frequentá-las.

Uma das ações que está sendo realizada, sempre dentro das regras de segurança sanitária, é a entrega de materiais esportivos que foram destinados a Sorriso pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), criado pela medalhista Ana Moser. Para as escolas, foram entregues bolas de modalidades diferentes, justamente para trabalhar a diversidade de opções quando o assunto é fazer exercício e vivenciar noções de trabalho em equipe e superação de limites, por exemplo.

Já para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), também foram enviados itens como bambolês, elástico, lousa e cones, entre outros objetos utilizados nas aulas de Educação Física com os pequenos. Mais que contribuir com equipamentos para as aulas de Educação Física, o trabalho desenvolvido pelo IEE  tem como foco a formação de profissionais.  Desde 2017, o Instituto promove em Sorriso a formação continuada de professores e também de coordenadores escolares.

“Por conta da pandemia, tivemos que cancelar o módulo de encerramento que seria promovido aqui em Sorriso e estamos trabalhando com o Instituto para viabilizar este trabalho por meio de Educação a Distância (EAD), já que alguns temas da formação já foram abordados em lives e salas de reunião virtuais”, explica a coordenadora de projetos da Semec, Ivanete Ferro.

“Temos só a agradecer todo o trabalho que o IEE vem desenvolvendo no município, pois são três anos de muito aprendizado, o que se traduz em aulas de Educação Física mais atrativas nas nossas unidades escolares”, pontua a titular da Semec, Lúcia Drechsler.

No município, o projeto conta com o patrocínio da Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal e apoio da Administração Municipal de Sorriso. O projeto “Formação de Professores da Rede Pública” tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Abertas inscrições para a 9.ª Corrida da Soja em Sorriso

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying