MEIs são alvo de mensagens falsas sobre suspensão de CNPJ

O início do ano, período tradicional de organização financeira e regularização de atividades, tem sido aproveitado por golpistas para enganar microempreendedores individuais (MEIs). Mensagens enviadas via WhatsApp, a partir de um perfil falso com imagem e identidade visual semelhantes ao gov.br, informam que o CNPJ do empresário estaria suspenso e direcionam a um link de pagamento para suposta regularização. Trata-se de golpe.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronei Mazardo, os criminosos se aproveitam justamente do começo do ano, quando muitos empreendedores estão atentos a obrigações e pendências. “São golpistas que usam informações falsas para induzir o empresário ao erro. O Governo Federal não faz esse tipo de cobrança por WhatsApp, nem envia links de pagamento dessa forma”, alerta.

Desde o início de janeiro, a Sala do Empreendedor tem registrado aumento significativo na procura de empresários preocupados com a falsa suspensão do CNPJ. O coordenador do espaço, Leonardo Kozak, informa que a principal orientação é não clicar em links recebidos por mensagens. “Se o MEI receber qualquer comunicado desse tipo, não deve clicar no link nem realizar pagamentos. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Sala do Empreendedor para verificar a situação real do CNPJ”, disse.

A Sala do Empreendedor retomou o atendimento em horário normal, das 7h às 13h, e funciona anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi. O contato oficial via WhatsApp é (66) 99974-3271.

Serviço de utilidade pública / Orientações aos MEIs:

Não clique em links enviados por WhatsApp informando suspensão de CNPJ;
Não realize pagamentos a partir dessas mensagens;
Desconfie de perfis que se passam por órgãos oficiais;
Em caso de dúvida, procure atendimento presencial ou canais oficiais;
Utilize apenas plataformas oficiais do Governo Federal para consultas e regularizações.

Veja também

Mulher é agredida com machadinha pelo marido em Boa Esperança do Norte

Homem fica ferido após confusão em bar na madrugada desta sexta-feira em Sorriso

Homem de 32 anos morre após sofrer parada cardiorrespiratória em Sorriso

Governo de MT publica em Diário Oficial convocação de 450 aprovados para a Polícia Militar

Polícia Militar e PRF apreendem 550 quilos de maconha em Porto Alegre do Norte

Motorista capota carro na BR-163 após ser fechado por caminhão