Projeto Banaua une arte, convivência e terapia com fibra de bananeira em Sorriso

Projeto que promove inclusão social, bem-estar emocional e fortalecimento de vínculos por meio da criatividade abre inscrições para nova turma. 

No programa Voz do Povo desta segunda-feira, dia 26 de janeiro, foi recebida a psicóloga Brine de Matos,  que falou sobre o projeto Banaua, uma iniciativa que trabalha com a fibra de bananeira — e agora também com papel — na produção de artesanato e arte.

Segundo a convidada, o projeto atende artesãos, mulheres e homens a partir dos 16 anos, oferecendo não apenas a aprendizagem das técnicas artesanais, mas também um espaço de convivência. A proposta vai além da produção: promove integração, fortalecimento de vínculos e bem-estar, sendo definida por Brine como “arte e terapia”.

A partir desta segunda-feira, uma nova turma inicia suas atividades em Sorriso, com aulas duas vezes por semana. Além do aprendizado prático, o grupo também busca fortalecer a produção coletiva, ampliando as possibilidades de negociação e comercialização das peças confeccionadas.

Os interessados podem se inscrever pelo WhatsApp (66) 9 9994-1576 ou pelo Instagram @banaua. O atendimento é realizado com acolhimento pela equipe organizadora. O projeto é totalmente gratuito, sem custos para os participantes, e acontece no Horto Municipal de Sorriso, em meio à área verde do município.

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Habitação social avança em Sorriso com milhares de moradias em diferentes frentes

Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda a 40 km de Sorriso

Rede municipal de ensino de Sorriso finaliza preparativos para início do ano letivo 2026

Seciteci abre processo seletivo para professor em Sorriso e mais três municípios

Professores da rede estadual podem se inscrever para bolsa que oferece R$ 2,1 mil por até dois anos

Programa de concessões vai garantir mais de R$ 7 bilhões para modernizar rodovias de MT