Dois condutores foram conduzidos por contrabando e descaminho após apresentarem informações contraditórias.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira sem documentação fiscal durante uma fiscalização de rotina na BR-163, no km 805, trecho entre os municípios de Sorriso e Sinop, em Mato Grosso.
De acordo com a PRF, a apreensão ocorreu após uma análise de risco identificar dois veículos que trafegavam juntos, o que levantou suspeita da equipe. Durante a abordagem, os condutores apresentaram versões desencontradas e não souberam explicar corretamente a procedência e o destino dos produtos transportados.
Diante das inconsistências, os policiais aprofundaram a fiscalização e localizaram mais de 4 mil cigarros eletrônicos e essências, além de smartphones e medicamentos injetáveis de uso proibido no Brasil por falta de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Foi uma abordagem realizada a partir de indicativos levantados na análise de rota e de riscos. Após a abordagem, os condutores se confundiram nas informações. Com a busca detalhada, os colegas encontraram uma grande quantidade de cigarros eletrônicos, essências e aparelhos celulares. Diante disso, eles foram conduzidos pelos crimes de contrabando e descaminho”, explicou o chefe da Delegacia da PRF em Sorriso, Maiko Fraida.
Em relação aos medicamentos apreendidos, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”, o chefe da PRF fez um alerta à população. “É importante reforçar que a verificação da Anvisa existe para garantir a segurança das pessoas. Esses produtos podem ser adulterados e oferecer sérios riscos à saúde”, destacou.
As mercadorias e os veículos foram apreendidos e encaminhados às autoridades competentes, e os envolvidos permanecem à disposição da Justiça.