Na noite de terça-feira (27), a equipe da Polícia Civil cumpria um mandado de prisão no bairro Nova Aliança, em Sorriso, quando foi recebida pelo suspeito, que portava uma arma de fogo, se negando a obedecer às ordens, diante da situação, houve disparos de arma de fogo.
Maurício de Barba, conhecido como “gaúcho”, era um dos líderes de um grupo criminoso em Sorriso, ele seria o mandante de vários homicídios registrados, dois deles ainda este ano, ele já usava tornozeleira eletrônica e tinha diversas passagens, como tráfico de drogas, corrupção de menores, porte de arma de fogo e outros. A Coordenadoria de Operações Especiais (CORE), da Polícia Civil, monitorava há dias a residência, para que o mandado pudesse ser cumprido.
Na noite de terça, a equipe adentrou no local, Maurício estava com a família na casa, se negando a obedecer às ordens dos policiais, ele estava com um revólver e ameaçou a equipe, diante da situação, foi necessário a intervenção, disparando contra ele. O Corpo de Bombeiros foi acionado, chegou a socorrer Maurício e levá-lo até o Hospital Regional de Sorriso, porém, na unidade foi confirmado o óbito.
Em entrevista, o delegado Paulo Brambila informou que após os homicídios registrados em Sorriso, a equipe da DHPP, Departamento de Homicídio e de Proteção a Pessoa, identificou Maurício como um dos mandantes e, devido à alta periculosidade, foi necessário o acionamento da CORE, para que pudesse dar continuidade nos trabalhos de investigação.