Moradores do Condomínio Porto Seguro questionam mudança no zoneamento urbano aprovada no fim da legislatura passada

Alteração no zoneamento urbano do município foi aprovada no final da gestão passada

Moradores do Condomínio Porto Seguro, em Sorriso, voltaram a manifestar preocupação com uma alteração no zoneamento urbano do município, aprovada no apagar das luzes de 2024, durante a última sessão da legislatura passada da Câmara Municipal. O tema motivou nova reunião nesta semana e está sendo acompanhado por advogados, técnicos e também pelo Ministério Público.

De acordo com o advogado que representa um dos moradores do condomínio, o projeto de lei aprovado altera o zoneamento urbano para permitir a construção de prédios ao lado do residencial. No entanto, segundo ele, a mudança não consta de forma clara no corpo da lei, aparecendo apenas no mapa anexo ao projeto.  “O primeiro ponto grave é que essa alteração não está descrita no texto da lei, apenas no mapa juntado em anexo. Em nenhum momento o dispositivo legal descreve expressamente essa mudança de zoneamento específica na região”, afirmou o advogado.

Além disso, o mesmo projeto de lei foi previamente reprovado pelo Conselho Consultivo responsável por analisar tecnicamente as edificações e o ordenamento urbano em Sorriso. A reprovação ocorreu justamente por inconsistências técnicas e por possível afronta às diretrizes do Plano Diretor. Mesmo assim, o projeto acabou sendo aprovado em plenário na última sessão da legislatura, sem ajustes no texto legal.

Diante da situação, uma nova reunião já está marcada para a próxima segunda-feira à tarde, na Câmara Municipal, com o objetivo de discutir quais serão os próximos passos e avaliar medidas para tentar reverter a alteração. Segundo o advogado, a mobilização dos moradores é fundamental.
O Ministério Público já está investigando a forma como o projeto foi aprovado, especialmente pelo fato de haver divergência entre o mapa e o corpo da lei, além da tramitação acelerada no encerramento da legislatura.

O caso segue em análise e deve gerar novos desdobramentos nas próximas semanas, tanto no âmbito legislativo quanto jurídico.

galeria de imagens

Veja também

Força Tática recolhe duas granadas e mais de 400 munições em paiol de facção

Operação Tolerância Zero prende dois homens com drogas e simulacro de arma na zona Leste

Justiça de Sorriso condena motociclista por atropelamento com morte de mulher na faixa de pedestres

Mato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador brasileiro

Sorriso inicia instalação de câmeras de segurança do arco externo

Seduc divulga resultado dos classificados para seleção de monitores de intercâmbio