Sorriso: SAMA e Corpo de Bombeiros realizam captura e remoção de abelhas

Na Capital Nacional do Agronegócio o cuidado com a preservação ambiental está em todos os detalhes. Nos mínimos possíveis. E é por isso que no Mês do Meio Ambiente (Junho) o exemplo vem do cuidado com uma pequenina sociedade: isso mesmo, são abelhas, mas milhares delas e que juntas formam uma colmeia bem organizada. O único problema é que essa sociedade bem organizada fez sua morada em um local inapropriado, tanto para elas quanto para os donos originais do imóvel e precisaram ser removidas.

A rainha e suas milhares de soldados escolheram um sobrado na área central da cidade para fixar residência, com isso, entraram em ação as roupas especiais, equipamentos, os homens do Corpo de Bombeiros e a responsável pelo projeto Vitamel no município, Clarice Saueressig. As pequenas habitantes foram capturadas, removidas e instaladas em local adequado com área verde e muito pólen para a produção de mel.

Clarice detalhe que o objetivo é mostrar para a população que não há necessidade de eliminar as abelhas. “Ao se deparar com os enxames, muitas pessoas optam por matar as abelhas. Não é preciso fazer isso. Nos chamem; nós removemos de forma segura e instalamos a colmeia em outro lugar”, destaca. Conforme Clarice, até o fim deste ano 1,1 mil novas caixas com colmeias serão entregues aos apicultores sorrisenses, garantindo a produção de mel de qualidade.

O responsável pela 10 ͣ Companhia Independente de Bombeiros Militar, Capitão BM Eraldo Moura, pontua que foi preciso montar uma operação com andaimes e equipe especial para a retirada devido ao tamanho da colmeia. Mouta destacou a técnica correta para a retirada com o uso de fumaça controlada para a retirada da rainha e reinstalação em outra propriedade. O capitão salientou a importância do projeto “o Vitamel deu muito certo e essa parceria precisa ser mantida e levada como exemplo para outros municípios”, frisou.

Segundo Clarice, ainda essa semana uma nova captura, remoção e instalação de abelhas em local adequado será realizada.

O Vitamel

O Programa Vitamel incentiva os produtores a criar abelhas, produzir mel, própolis e demais subprodutos. O objetivo principal do programa é fortalecer a apicultura como atividade econômica sustentável, preservando o meio ambiente e priorizando a agricultura familiar formando parcerias com o agronegócio. Atualmente o Programa Vitamel conta 131 produtores cadastrados. Interessados em integrar o Vitamel podem procurar diretamente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) no horário das 7 às 12 horas para mais detalhes.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte