Juíza Emanuelle Navarro Mano destaca representatividade feminina e combate à violência contra a mulher

Durante a conversa, ela abordou temas relacionados ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8), destacando a importância da representatividade feminina na política e reforçando o alerta para o combate à violência contra as mulheres.

Responsável atualmente pela Vara Eleitoral de Sorriso — função que exercerá até o mês de julho — a magistrada falou sobre os avanços na participação feminina na política e a importância das políticas de incentivo, como as cotas destinadas às mulheres nas candidaturas.

Segundo ela, embora ainda existam desafios, é possível perceber avanços na presença feminina em espaços de decisão e representação política, o que contribui para ampliar o olhar sobre temas importantes para a sociedade.

Além da atuação na Justiça Eleitoral, a juíza também responde pela Vara de Família em Sorriso, área em que acompanha de perto situações envolvendo conflitos familiares e casos de violência doméstica. Durante a entrevista, ela chamou atenção para o aumento preocupante dos índices de violência dentro das famílias, realidade que exige atenção e mobilização da sociedade e das instituições.

A magistrada destacou que a denúncia é fundamental para que os casos possam ser investigados e as vítimas protegidas. Para isso, lembrou que existem canais de denúncia disponíveis em todo o país, como o telefone 180, destinado a casos de violência doméstica contra a mulher, e o Disque 100, voltado para denúncias relacionadas à violação de direitos humanos.

Ela também reforçou que, em situações de emergência ou risco imediato, o contato com o 190 da Polícia Militar é o meio mais rápido para solicitar atendimento.

Durante o bate-papo, a juíza abordou ainda questões atuais relacionadas ao aumento da violência nas famílias, discutindo possíveis fatores que contribuem para esse cenário e destacando a importância de fortalecer políticas públicas de proteção e prevenção.

A entrevista integrou a programação especial da Sorriso FM dedicada à semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, trazendo reflexões, orientações e informações importantes para a conscientização da comunidade sobre os direitos das mulheres e a necessidade de combater todas as formas de violência.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Jantar do Peixe arrecada recursos para o projeto Mãezinha do Céu nesta sexta-feira em Sorriso

Residencial Pérolas amplia oportunidades de moradia e investimento em Sorriso

Promotor destaca julgamentos no Tribunal do Júri e alerta para importância de denúncias de violência doméstica em Sorriso

Sorriso: jovem é preso suspeito de quatro homicídios e namorada por tráfico

Licenciamento de veículos com placas final 1, 2 e 3 deve ser pago até final de março

Condenados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver recebem mais de 54 anos de prisão em Sorriso