Nilson Leitão defende mudanças estruturais e alerta para endividamento do agro durante entrevista à Voz do Povo

Ele também defendeu reformas política e partidária, o fim do financiamento público de campanhas e destacou a importância da Ferrogrão para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Durante entrevista ao programa A Voz do Povo nesta segunda-feira (1º), o presidente estadual do Partido Progressista (PP) em Mato Grosso e pré-candidato a deputado federal, Nilson Leitão, abordou temas ligados à economia, ao agronegócio e às reformas consideradas por ele essenciais para o futuro do país.

Entre os assuntos tratados, Leitão demonstrou preocupação com o elevado nível de endividamento registrado no Brasil. Segundo ele, além do crescimento da dívida pública, o setor privado, especialmente o agronegócio, enfrenta uma situação delicada, com grande volume de débitos que precisam ser renegociados ou quitados.

O ex-deputado destacou que o país acumula cerca de R$ 130 bilhões em dívidas relacionadas ao setor produtivo e chamou atenção para o aumento dos pedidos de recuperação judicial, principalmente entre produtores rurais. Para ele, é necessário avançar na construção de políticas públicas que garantam melhores condições de renegociação e recuperação financeira dos empreendedores do campo.

Como exemplo, citou o Projeto de Lei 5.122, em tramitação no Senado Federal, que busca criar mecanismos para facilitar a renegociação de dívidas consideradas mais graves, especialmente para médios produtores rurais.

Ao comentar sobre o cenário político nacional e sua intenção de retornar à vida pública, Nilson Leitão afirmou que o Congresso Nacional precisa discutir uma agenda de reformas estruturais. Entre as propostas defendidas por ele estão a reforma partidária, mudanças no sistema político brasileiro, a limitação de mandatos para presidentes da República e o fim da possibilidade de reeleição para o cargo.

O pré-candidato também se posicionou favoravelmente ao encerramento do financiamento público de campanhas eleitorais, defendendo uma revisão do modelo atual de custeio das eleições.

Outro tema abordado foi a Ferrogrão, projeto ferroviário considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste. Segundo Nilson Leitão, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu o avanço das discussões sobre a obra, representa um passo importante para que o empreendimento finalmente saia do papel, contribuindo para reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro.

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Homem de 28 anos morre após ser esfaqueado no bairro Jardim Bela Vista em Sorriso

Traficante é preso com grande quantidade de drogas e arma de fogo no Europark; comparsa fugiu

Caravanas mobilizam produtoras rurais para o XIII Fórum Regional Mulheres do Campo

Homem passa mal ao se engasgar com bala e capota carro na BR-163 em Sorriso

Setasc promove 1º Encontro de Fibromiálgicos de MT e fortalece debate sobre acolhimento e políticas públicas

Seciteci publica resultado preliminar do seletivo para instrutores bolsistas do Programa Estadual de Qualificação