O convite foi reforçado durante entrevista concedida nesta segunda-feira (03) ao programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, pelo prefeito Juliano Berticelli e pelo presidente do Sindicato Rural, Éder Bueno, que destacaram a importância do encontro para o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento da região.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nos estúdios da emissora na manhã desta segunda-feira (03) o prefeito de Ipiranga do Norte, Juliano Berticelli, e o presidente do Sindicato Rural do município, Éder Bueno. Durante a entrevista, eles fizeram um convite à comunidade de toda a região para participar da Abertura Nacional do Plantio da Soja – Safra 2026/2027, que será realizada no dia 17 de setembro, na Fazenda Horizontina, em Ipiranga do Norte.
Os convidados destacaram que o evento marcará oficialmente o início de mais uma temporada do Projeto Soja Brasil e reunirá produtores rurais, autoridades, lideranças do agronegócio e representantes de diversos segmentos ligados à cadeia produtiva. A expectativa é de um grande público e da presença de importantes autoridades estaduais e nacionais.
Com o tema “A verticalização da soja: produzindo alimentos e energia”, a programação contará com palestras, debates técnicos, demonstrações de máquinas em campo e discussões sobre o cenário climático e os desafios enfrentados pelo setor agrícola.
Durante a entrevista, Juliano Berticelli e Éder Bueno ressaltaram a importância da produção rural para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e do Brasil. Também falaram sobre os desafios enfrentados pelos produtores, como as oscilações climáticas e de mercado, reforçando a necessidade de manter o otimismo e continuar investindo em tecnologia, inovação e produtividade para fortalecer o agronegócio.
A Fazenda Horizontina, reconhecida como referência em produção agrícola e agroindustrialização, foi escolhida para sediar o encontro por representar o potencial produtivo da região. Além da programação técnica, empresas interessadas em expor produtos e serviços durante o evento ainda podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Ipiranga do Norte ou com a Prefeitura para obter informações sobre a participação com estandes.
A organização informa que a participação é gratuita, porém é necessário realizar inscrição antecipada por meio da plataforma oficial do evento. As inscrições podem ser feitas em AgroAgenda – Abertura Nacional do Plantio da Soja 2026/2027.
O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural, ampliando o alcance das discussões e levando ao público de todo o país os principais temas relacionados ao início da safra 2026/2027 da soja brasileira.
Veja a entrevista no vídeo.