Instituto de Pesos e Medidas fiscalizará hidrômetros a partir de setembro

Conhecido popularmente como “relógio”, o hidrômetro é o instrumento utilizado para medir o volume do consumo de água em um local e a sua irregularidade pode acarretar o aumento na fatura mensal.

Por isto, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), ciente do prejuízo que o aparelho pode causar, resolveu montar uma bancada de ensaio para a verificação dos hidrômetros. De acordo com o presidente, Bento Bezerra, a previsão é que os testes ocorram até setembro.

“Antes teremos que enviar alguns técnicos para fazer a capacitação em Mato Grosso do Sul”, explica.

Um dos principais pontos da atividade é dar mais confiança ao consumidor. Caso ele desconfie de alguma irregularidade do aparelho, é importante fazer a denúncia ao Ipem para que o aparelho seja verificado. Com isto, a empresa concessionária de águas terá que tirar o instrumento e enviar para ser feito o teste.

O relógio poderá ter uma tolerância de até 5%, tanto para perda quanto para ganho.

“Vamos supor que o hidrômetro esteja zerado, então passaremos 100 litros de água do tanque e veremos com o medidor de volume se foi preenchido o medidor de 100”, explica Bento.

“Caso não tenha preenchido pegaremos a de 20 ou então de 10 para calcular a perda”. Ou, seja, se o medidor de 20 litros for usado quatro vezes e o de 10 litros uma vez, houve uma perda de 10 litros (10%), estando fora do padrão.

Sendo assim, o consumidor poderá entrar em contato com a empresa e cobrar uma indenização. O Ipem – MT, por sua vez, também entrará com a denúncia.

“É importante que acima de tudo o consumidor se sinta respeitado”, conclui Bento.

Veja também

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação

Justiça Segura: Poder Judiciário de Mato Grosso alerta para golpe do falso boleto

Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025