Secretário Estevam Calvo e enfermeiro Matheus Leandro falam sobre cápsulas Vanessa (Vídeo)

O secretário Estevam Calvo Filho, juntamente com o enfermeiro Matheus Leandro Freiria estiveram no programa A Voz do Povo desta quarta-feira, para trazer mais detalhes sobre a Cápsula Vanessa, que o municipio de Sorriso já recebeu 10 unidades e deverá receber mais cinco para atender pacientes com a COVID-19 em tratamento no Hospital de Campanha e na UPA.

Segundo o secretário Estevam o equipamento não possui patente e é possível fazer sua reprodução já que é bastante simples. A cápsula Vanessa é bem simples e foi projetada com  armação de canos de PVC coberta com uma tenda de vinil, e uma ventoinhas com filtros antivirais e antibacterianos para permitir a circulação do ar com o exterior com mais segurança e para dispersar o gás carbônico do interior, mantendo um maior nível de oxigenação. O uso dessas ventoinhas também cria um ambiente de pressão negativa no interior da cápsula, permitindo que os aerossóis não escapem quando o zíper é aberto pelo médico ou enfermeiro para realizar qualquer procedimento no paciente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-07-08-at-10.42.45-1024x768.jpeg

O coordenador da Atenção Especializada Matheus Freiria, explicou que o uso da cápsula Vanessa protege os servidores e pode evitar a intubação.

As cápsulas já estão sendo montadas e deverão estar disponíveis para uso ainda nesta quarta-feira no Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA).

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade