Diretor presidente da SAMEL fala sobre invenção da cápsula Vanessa por equipe médica em Manaus (Vídeo)

O diretor-presidente do Grupo SAMEL, Luis Alberto Nicolau e o diretor clínico, dr. Daniel Fonseca concederam entrevista aos jornalistas Ivan Oliveira e Tâmara Figueiredo no programa A Voz do Povo, na Rádio Sorriso FM sobre a invenção da Cápsula Vanessa, ou Cápsula de Respiração Não Invasiva.

O equipamento é uma solução simples e barata desenvolvida por uma equipe médica de Manaus – Amazonas, que inventaram essa capsula que tem diminuído a necessidade da intubação dos pacientes com covid-19. Cápsula Vanessa é uma cápsula de ventilação que tem sido utilizada no tratamento de pacientes com COVID-19, provocada pelo coronavírus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download-44.jpg

A cápsula é parecida com uma tenda feita com um plástico bastante resistente e armação feita com canos de PVC, com um filtro antiviral e antibacteriano que purifica o ar respirado pelo paciente, proporcionando mais segurança aos profissionais da saúde. Ela não foi patenteada pelo grupo e está sendo expandida para todo o Brasil. A solução simples evita colapsar o sistema de saúde público pois diminui o tempo de internação e evita que pacientes necessitem ser entubados.

O equipamento foi batizado de Cápsula Vanessa em homenagem a primeira paciente que foi entubada e depois passou pela VNI – Ventilação Não Invasiva e conseguiu se recuperar.

Confira a entrevista com os idealizadores da Cápsula Vanessa:

Veja também

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação