Diretor presidente da SAMEL fala sobre invenção da cápsula Vanessa por equipe médica em Manaus (Vídeo)

O diretor-presidente do Grupo SAMEL, Luis Alberto Nicolau e o diretor clínico, dr. Daniel Fonseca concederam entrevista aos jornalistas Ivan Oliveira e Tâmara Figueiredo no programa A Voz do Povo, na Rádio Sorriso FM sobre a invenção da Cápsula Vanessa, ou Cápsula de Respiração Não Invasiva.

O equipamento é uma solução simples e barata desenvolvida por uma equipe médica de Manaus – Amazonas, que inventaram essa capsula que tem diminuído a necessidade da intubação dos pacientes com covid-19. Cápsula Vanessa é uma cápsula de ventilação que tem sido utilizada no tratamento de pacientes com COVID-19, provocada pelo coronavírus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download-44.jpg

A cápsula é parecida com uma tenda feita com um plástico bastante resistente e armação feita com canos de PVC, com um filtro antiviral e antibacteriano que purifica o ar respirado pelo paciente, proporcionando mais segurança aos profissionais da saúde. Ela não foi patenteada pelo grupo e está sendo expandida para todo o Brasil. A solução simples evita colapsar o sistema de saúde público pois diminui o tempo de internação e evita que pacientes necessitem ser entubados.

O equipamento foi batizado de Cápsula Vanessa em homenagem a primeira paciente que foi entubada e depois passou pela VNI – Ventilação Não Invasiva e conseguiu se recuperar.

Confira a entrevista com os idealizadores da Cápsula Vanessa:

Veja também

Sorriso avança em políticas habitacionais e urbanas: 640 apartamentos do Minha Casa Minha Vida têm alvará liberado

Delegação de Judô de Sorriso conquista sete medalhas no Estadual; Nicole e Sensei Eduardo são destaques

Governo de MT abre inscrições para sorteio de 25 mil ingressos para corrida da Stock Car

Governador defende lei que coloque facções como terroristas: “Todo dia matam 100”

Homem é preso em flagrante por agredir esposa e abandoná-la em rodovia após discussão em Nova Ubiratã

Homem é preso em flagrante após furtar 368 placas eletrônicas da empresa Oi em Sorriso