Decreto do governo de MT flexibiliza funcionamento do comércio; shoppings reabertos a partir de hoje

Após a decisão da Justiça, determinando que Cuiabá e Várzea Grande mantenham a quarentena obrigatória por mais 14 dias, o governador Mauro Mendes (DEM) baixou, na sexta-feira (24), um decreto autorizando a reabertura de serviços considerados não essenciais, como bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings centeres, cujas atividades estão suspensas há 30 dias, em razão da pandemia da Covid-19.

Pelo documento, que altera o quinto artigo do decreto 522/2020, aoo contrário dos anteriores, em que o Governo recomendava a adoção de medidas, agora as normas passam a ser impositivas.

Ou seja, os prefeitos ficam obrigados de cumprir os dispositivos contidos no texto, que permite que tais atividades possam funcionar com, no máximo, 70% de suas capacidades.

Também fica liberada a comercialização de serviços e produtos por meio de delivery, se for o caso.

No decreto, Mendes aponta que leva em consideração índice de isolamento social em Cuiabá e Várzea Grande entre 30% a 40%, durante os meses de junho e julho, mesmo com a variação de classificação de risco entre alto e muito alto, com as respectivas medidas não farmacológicas de restrição à circulação de pessoas.

Outros pontos são oferta ou ampliação de novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e a oferta de testagem e de distribuição de medicamentos prescritos por médicos aos pacientes com sintomas leves da doença.

O documento mantém proibidas as atividades de lazer ou evento que cause aglomeração tais como shows, jogos de futebol, cinema, teatro, casa noturna, festas e confraternizações familiares.

QUARENTENA – Na noite da última quinta-feira (23), o juiz da Vara Estadual da Saúde Pública de Mato Grosso, José Luiz Leite Lindote, manteve a quarentena na capital e em Várzea Grande.

Inicialmente, a medida, que visa a conter a disseminação da Covid-19, foi determinada em 25 de junho passado pelo prazo de 15 dias. Desde então, já foi prorrogada por três vezes.Digite aqui

Sorriso:

Em Sorriso uma reunião entre a Promotoria de Justiça e representantes da ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico acontece nesta segunda-feira para definir os detalhes do funcionamento desses comércios no município de acordo com as normas impositivas do governo do Estado.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação