Cumprimento da Lei Estadual que proíbe de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas é cobrada por parlamentar.

O vereador Mauricio Gomes – PSB pede através do requerimento n° 166/2020 que a município cumpra a Lei Estadual nº 8.845, de 26 de março de 2008, que proíbe a utilização de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares, realizando a fiscalização sobre os infratores. Segundo a Lei Estadual, aquele que soltar pipa utilizando cerol ou qualquer outro tipo de material cortante deve ser penalizado em 10 UPFs. No caso, se o infrator tiver idade inferior a 18 anos, o responsável legal do menor deverá responder pela ação.

Segundo o vereador nesta época do ano, quando ventos estão mais fortes favorecendo a prática da diversão comum entre as crianças e adolescentes, mas, intencional ou não, a lei busca a prevenção antes que um mal maior aconteça e os acidentes de todos os anos se repitam com motociclistas ou ciclistas. “ A prática de colocar cerol, que é uma mistura geralmente de cola com vidro em pó ou finos metais na linha, para que ela fique cortante e, com isso possa derrubar as demais pipas torna a brincadeira muito perigosa. O costume de aplicar cerol à linha pode transformá-la em uma arma mortal”, pontuou

Os perigos do uso do cerol vão mais além, o vidro também é um condutor de energia e se o fio com cerol pegar na rede elétrica, a pessoa que está empinando a pipa pode morrer eletrocutada. Para brincar tranquilo, sem o perigo de ferir alguém, só com barbante de algodão. Nem os fios de nylon (de pesca) são indicados, pois cortam tanto ou mais que a linha que contém o cerol.

Gomes explicou que não é contra a diversão de empinar pipa, desde que se pratique em local aberto sem transito de veículo e pessoas e não utilize material cortante.

Veja também

Governador defende lei que coloque facções como terroristas: “Todo dia matam 100”

PL Mulher se prepara para receber Michele Bolsonaro em Sorriso

Michelle Bolsonaro participará de encontro de lideranças femininas da direita em Sorriso

Governo de Mato Grosso terá orçamento de R$ 40 bilhões em 2026

Mauro Mendes inaugura escolas e recebe novas demandas em visita a Sorriso

Governo de Mato Grosso institui Política de Dados Abertos para fortalecer transparência e controle social