Cerca de 380 mil alunos da rede estadual iniciam avaliação de aprendizado

As escolas da rede estadual de Mato Grosso iniciam nesta quarta-feira (26.11) a avaliação diagnóstica de cerca de 380 mil estudantes. Na avaliação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será possível analisar aquilo que os alunos já aprenderam e o que precisam aprender.

Conforme o calendário, no período de segunda-feira (26.08) a sexta-feira (28.08), serão entregues as avaliações e gabaritos às famílias. Entre segunda-feira (31.08) e sexta-feira (04.09) serão realizadas as avaliações com acompanhamento das famílias.

A terceira etapa – a ser realizada entre terça-feira (08.09) e sexta-feira (11.09) – será destinada à devolução das avaliações e gabaritos na secretaria da escola. A novidade é que os pais acompanharão a avaliação junto com os filhos.

Não participam das avaliações as escolas especializadas e alunos das séries iniciais somente das unidades escolares indígenas.

Na Escola Estadual Valdomiro Teodoro Cândido, localizada no município de Nova Bandeirantes (a 1.026 quilômetros ao norte da Capital) a diretora Silvana Aparecida Tomazeli, já entrou em contato com todos os pais.

“O cronograma foi planejado para facilitar para os pais, pois na quarta-feira (26.09) faremos a entrega dos kits de alimentação escolar. Será uma entrega conjunta. Para convocar os pais, usamos o grupo de WhatsApp. Então, acredito ter conseguido avisar todos”, destaca.

No entendimento da gestora, o acompanhamento dos pais na avaliação é importante e para que os pais façam o engajamento, a gestora está fazendo a sensibilização por meio dos meios de comunicação. “O nosso foco maior é fazer com que os pais percebam a importância deles no aprendizado dos filhos”, salienta.

O assessor pedagógico Jurandi Alves Caetano avalia como positivo o trabalho da equipe gestora em relação à convocação dos pais. “Essa avaliação é importante para a escola, pois existe uma ótima sintonia entre os componentes da equipe gestora”, sinaliza.

Veja também

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira(29)

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying