Operação da PF apura fraudes em auxílio e ameaças ao presidente da Caixa

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (2/9), a operação Falso Samaritano, que tem como objetivo combater fraudes no auxílio emergencial, pago pelo governo durante a pandemia da covid-19. As diligências apontaram que um homem utilizava dados pessoais de cidadãos para se cadastrar nos aplicativos da Caixa Econômica Federal e receber os recursos.

De acordo com a PF, ele também ameaçou divulgar dados pessoais do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, quando ele afirmou que intensificaria a fiscalização para evitar este tipo de prática. Um mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Varginha-MG.

Informações levantadas pela reportagem do Correio apontam que outros eventuais fraudadores estão sendo investigados e que diversos registros de roubo do auxílio emergencial estão ocorrendo em todo o país.

Os criminosos agem com os dados das vítimas, acessam o aplicativo Caixa Tem no dia do pagamento feito pela governo e pagam um boleto bancário — fazendo com que o dinheiro saia da conta virtual do beneficiário e vá parar nas mãos dos delinquentes.

Veja também

Polícia Civil cumpre mandados contra investigado por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Nova Mutum

PM desarticula ponto de distribuição de drogas do Comando Vermelho em Sorriso e apreende mais de 8 kg de entorpecentes

Homem é condenado a mais de 24 anos de prisão por homicídio qualificado em Sorriso

Nortão: Polícia apreende 500 kg de drogas e causa prejuízo de R$ 20 milhões às facções criminosas

Pitbull ataca e mata filhote de cachorro em bairro residencial; PM alerta tutores sobre responsabilidade

Polícia Civil apreende 20 armas de fogo em Operação Telum