Preços do algodão chegam aos níveis mais altos desde julho 2018

Com as indústrias têxteis voltando a operar em plena capacidade, com o dólar em alta frente ao real e com os preços internacionais firmes, as cotações do algodão tiveram forças para apresentar um ganho semanal de 6,3%. O mercado alcançou os maiores níveis desde o início de julho de 2018. Na média do CIF de São Paulo a pluma fechou a R$ 3,54/libra-peso, elevando os ganhos em relação ao mesmo período do mês e do ano passado para 15,4% e 40,5%, respectivamente.

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Élcio Bento, é interessante ressaltar que esse movimento de alta ocorre quando o mercado recebe o produto beneficiado de uma das maiores safras da história.

No FOB exportação do porto de Santos/SP a fibra brasileira chegou ao final da terceira semana de outubro a 62,57 cents de dólar por libra-peso (c/lb), com alta de 4,95% frente ao fechamento da anterior. No mesmo espaço de tempo a alta acumulada pela fibra norte-americana em Nova York foi de 3,4%. Assim, em relação ao contrato de maior liquidez na Ice Futures a pluma brasileira está 10,5% mais acessível. Há uma semana essa diferença era de 11,9% e a um mês de 9,7%.PUBLICIDADE  

Os números mostram o fato de os preços estarem numa escalada de alta em pleno ingresso de safra, o que é explicado pela elevação dos preços internacionais e do câmbio que mantém a pluma brasileira competitiva no mercado externo. “Com as indústrias têxteis voltando a operar em plena capacidade e precisando se reabastecer, os vendedores olham para a paridade de exportação e elevam suas pedidas”, conclui Bento.

Veja também

Hora de Cuidar chega a Sorriso e Rondonópolis com foco na janela de plantio e nos impactos da segunda safra

LongPing High-Tech reforça atuação em Sorriso para impulsionar a safrinha no Mato Grosso

Indea alerta: Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos termina na próxima semana

Segunda safra de milho se consolida como estratégica na transição energética

Dia de Campo apresenta resultados de Sistema Agroflorestal em Sorriso

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada