Sorriso: PRF apreende carga de carvão, com reaproveitamento de Guia Florestal e Nota Fiscal

Na madrugada de quarta-feira (21), por volta das 00 hora e 27 minutos, a equipe PRF realizava fiscalização do transporte rodoviário de cargas no km 733.0 da br 163, no município de sorriso, quando abordou o veículo M.BENZ/l 1620, cor azul, que transportava carvão vegetal com nota fiscal e guia florestal GF3/MT declarando 50,0m³ de carvão, com origem em Cláudia/MT com destino a Várzea Grande/MT, ambas emitidas em 15/10/2020, com vencimento em 21/10/2020.

Pela pequena distância entre o município de origem e o destinatário, houve a suspeita de reaproveitamento da Guia Florestal (e concomitantemente da NFe), uma vez que a carga era transportada no último dia de validade em transporte, o que permite mais de uma viagem com a carga.

A equipe questionou o condutor, de 33 anos, acerca da quantidade de viagens executadas, nisso o condutor afirmou que era a terceira viagem com essa documentação.

Consultado o Sisflora/MT, verificou-se que a guia encontra-se com status de “Ativa”, o que mostra que a empresa destinatária, que recebeu a 1ª e 2ª viagens da carga e deveria ter efetuado o recebimento no sistema, conforme normatizado, não o fez, dessa forma concorrendo para que houvesse o “reaproveitamento”, contrariando o disposto no § 2º do Art. 35 da IN 21/2014 Ibama, incorrendo no crime previsto no Art. 46 da Lei 9605/98, Lei dos Crimes Ambientais.

Qualifica-se ainda o emitente da carga pelo cometimento, em tese, do mesmo crime.

Veja também

Polícia Civil prende pastor acusado de abusar de enteada em Lucas do Rio Verde

Polícia Civil de Mato Grosso apreende namorada de menor que matou os pais no RJ

Polícia Civil deflagra terceira fase de operação e cumpre mandados contra faccionados de Sorriso

Sorriso atinge menor índice histórico de homicídios, revela delegado Bruno França

Homem é ferido a facadas por causa de dívida em Sorriso

Polícia investiga omissão de socorro em acidente com motociclista em Sorriso (veja vídeos)