Operação deflagrada na Região Norte prende cinco suspeitos

Cinco pessoas foram presas durante operação deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) nos municípios de Aripuanã e Colniza. Do total de prisões, duas foram em flagrante delito. A ação foi realizada na Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que tem como sede, o município de Juína (a 757 km ao Norte de Cuiabá) e visa o enfrentamento aos índices criminais de homicídio, roubo, furto e crimes ambientais nas vias urbanas e rurais.

A operação integrada durou três dias e encerrou na segunda-feira (19.10). Ao todo, foram realizadas 20 fiscalizações do Corpo de Bombeiros Militar em estabelecimentos comerciais, seis Autos de Infração de Trânsito (AIT), seis Auto de Infração e notificação por crimes ao meio ambiente, 60 veículos e 85 pessoas abordadas, três veículos e uma arma de fogo apreendida.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes, enfatizou que a deflagração da operação foi uma iniciativa das forças regionais, a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

“O propósito desta ação é conseguir reduzir os índices naquela região. A Sesp tem dado, desde 2019, uma atenção especial quanto aos crimes que aconteceram na Risp de Juína, principalmente nos municípios de Colniza e Aripuanã, que são cidades com histórico de exploração ilegal de madeira e garimpo, então necessita deste foco diferenciado por parte da Sesp”.

Por parte dos profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), as notificações foram por falta de propriedades sem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já a Polícia Judiciária Civil (PJC) realizou oitivas, barreiras e abordagens nos municípios e no distrito de Guariba e Taquaruçu do Norte.

Participaram da operação a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e as forças especializadas, Força Tática e Rotam.

Veja também

6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal participa da abertura da campanha Maio Amarelo, em Sinop

PM de Sorriso intensifica operações, desarticula grupo criminoso e apreende armas e bombas caseiras

Polícia de Sorriso detém suspeitos de homicídio e tentativa e apreende armas, munições e granada

Sorriso: pai é baleado e socorrido pelo SAMU após filho morrer no Hospital Regional

Três criminosos são mortos após assalto no interior de MT

Integrantes de facção são presos suspeitos de atuar em roubo de cargas em Mato Grosso