Comissão de Avaliação do Transporte Coletivo debate continuidade do modal

Em reunião na última sexta-feira (31) a Comissão de Avaliação do Transporte Coletivo deliberou por conceder mais quatro meses para a Administração Municipal continuar como a responsável pelo transporte coletivo. Como já havia sido concedido um prazo inicial de três meses, agora o prazo final será 31 de julho. O prazo foi estendido para que a Prefeitura possa elaborar uma licitação pública visando à terceirização do modal. A intenção é que a licitação para a concessão seja de 12 meses podendo ser renovada por mais 12 meses. O projeto será elaborado e encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Além disso, como explica o presidente da Comissão e secretário de Governo, Marlon Zanella, também foi aprovada a inserção gradativa de alunos do ensino médio no transporte público; o investimento de R$ 100 mil para construção e melhorias de pontos. Outra questão discutida pela Comissão é a possibilidade da criação da lei do meio-passe para estudantes. “Estamos aguardando o jurídico verificar se o meio-passe pode ser criado em ano eleitoral”, destaca o presidente. Segundo ele, todas as questões deliberadas pela Comissão seguem para a apreciação da Câmara de Vereadores.

Zanella salienta ainda que hoje o desafio da Comissão é garantir ao usuário que o transporte coletivo é seguro e não sofrerá interrupções. “Temos muitas empresas aguardando para adquirir passes para seus colaboradores e assim também desafogar o trânsito na área central”, explica.

Integrante da Comissão, o presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Oliveira, pontua que o transporte coletivo é importante, mas gera custos para a Prefeitura. “Por isso precisamos trabalhar a concessão”, acrescenta.

A Comissão é integrada por representantes do Executivo, Legislativo, ACES, CDL, OAB, empresários e professores do IFMT.

Transporte

Desde o dia 02 de janeiro, seis ônibus com seis linhas com itinerários de segundas a sextas-feiras das 5 até as 21 horas e aos sábados das 5 às 18 horas estão rodando sob responsabilidade da Prefeitura Municipal.

A contratação emergencial dos seis veículos para o transporte de passageiros foi feita por meio da Dispensa de Licitação nº 059/2019, do tipo menor preço por item, prevista no artigo 24 da Lei n° 8.666/93. “Optamos pela contratação de uma empresa privada para a disponibilização dos ônibus, visto que é obrigação do município atender à necessidade de locomoção da população”, explica o secretário de Administração, Estevam Calvo.

O ponto de integração das linhas é a Avenida Natalino João Brescansin na Área Verde. Quaisquer dúvidas, informações ou sugestões podem ser realizadas pelo número (66) 99684-5743.

Confira o itinerário de cada linha:

A Linha 100 realiza o percurso do bairro Rota do Sol para o Centro, via Jardim Amazônia, Avenida Blumenau e Área Verde.

A Linha 200 saí do Residencial Santa Maria sentido Centro passando pelo Bela Vista, Prefeitura e Área Verde.

A Linha 210 saí do Residencial Santa Maria para o Centro via Carolina, São José, Bela Vista, Prefeitura e Área Verde.

A Linha 300 realiza o percurso Centro até o Residencial Mário Raiter, passando pela Região Leste, Mário Raiter, Rodoviária, Hospital Regional e Área Verde.

A Linha 310 faz o caminho inverso, saindo do Mário Raiter via Hospital Regional, Rodoviária, Região Leste, São Francisco e Área Verde.

Veja também

Governo de MT constrói 3 pontes sobre o Rio Teles Pires e abrirá novas rotas de trânsito

Sesp e Detran lançam Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

Guarda Civil Municipal realiza Bliz Educativa em Sorriso para reforçar condutas seguras no trânsito

PRF: acidente na BR-163 em Sorriso resulta em prisão por embriaguez ao volante

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões