Cerca de 70 produtores perdem tudo após reintegração de posse em comunidade

Pequenos produtores rurais da Comunidade Vale Abençoado, em Santo Antônio de Leverger (a 33 quilômetros de Cuiabá), perderam tudo após cumprimento de uma reintegração de posse que começou na manhã desta terça-feira (4). Cerca de 70 famílias moravam na região há mais de 20 anos.

Os moradores tiveram que vender tudo que produziram e ainda não sabem para onde vão. “Eu não tenho mais lágrimas, todo o povo trabalhando, assentado, criando. Eu quero ver onde o Governo do Estado e a Prefeitura vão acomodar esse povo. Foi a maior tristeza, trator destruiu casa boa, derrubou tudo”, relatou ao Olhar Direto a presidente da Associação de Moradores, Ana Benedita de Moura e Silva.

Com 78 anos, ela conta que já passou por uma cirurgia na cabeça e o local de moradia tranquilo auxiliava no seu “descanso mental”. Seu marido também não teria costume de viver na cidade, pois sente que se encontra preso em casa e os bandidos soltos. “Se ele chega hoje, amanhã vai embora”, relata.

Segundo a idosa, sua família teve que vender aproximadamente 70 cabeças de gado, além de outros animais como cavalos e porcos. Ana Benedita foi trazida para Cuiabá pelos filhos. Emocionada, relatou que os moradores vivem daquilo que produziam na comunidade e lamentou a perda de todos. A presidente relatou ainda que os moradores teriam tentado acordo com as autoridades, mas não conseguiram. “Nossa situação é triste”, lamenta.

Veja também

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador

Sorriso: Bombeiros auxiliam mãe e bebê em parto em casa no Jardim Ocidental

Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisão e buscas contra investigado por morte de funcionário em fazenda

Ministério Público de MT move ação civil pública para garantir meia-entrada na Exporriso 2024