Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada em MT

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) solicitou na terça-feira (24) ao superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José de Assis Guaresqui, e ao presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), Marcos Dornelas Catão a prorrogação das campanhas de vacinação contra a febre aftosa na região do Pantanal e das demais propriedades localizadas no estado de Mato Grosso.

No ofício, alegou que “considerando os acontecimentos em todo o estado de Mato Grosso, envolvendo os incêndios e a própria severidade do período da seca que impactou fortemente os rebanhos bovino e bubalino, e que devido as escassas chuvas que ocorreram no mês de novembro, ainda não conseguimos atingir um score corporal seguro para serem manejados, vimos a presença de Vossa Senhoria solicitar  que as campanhas de vacinação do Pantanal e das demais propriedades do nosso estado sejam prorrogadas”.

Conseguinte, a Acrimat informou que a solicitação se dava, também, em necessidade de maiores operações de manejo do rebanho; baixo score corporal comprometendo a resposta imunológica, e, ainda, a situação geral do empobrecimento das pastagens e a necessidade durante o período de estiagem de se misturar as faixas etárias normalmente apartadas em função da carência hídrica na maioria dos pastos”.

A solicitação para todo Estado foi atendida pelos órgãos nesta sexta (27), contudo, segundo informações do Mapa, a região do Pantanal passaria por estudos para verificar a viabilidade e necessidade da extensão da campanha na região.  

Portanto, a etapa de vacinação para bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses que se encerraria dia 30 de novembro, agora seguirá até o dia 10 de dezembro, coincidindo com o prazo máximo para comunicação da vacinação ao INDEA. Para o Pantanal, tanto a vacinação quanto a comunicação para os bovinos e bubalinos de todas as idades, segue até o dia 15 de dezembro.

Veja também

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão

Evento “Mulheres no Agro” será realizado em Sorriso no próximo dia 15 de outubro