Aumento em conta de energia pesa em projeção divulgada pelo Banco Central

A expectativa para a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), para este ano subiu de 3,54% para 4,21%, na 17ª correção semanal para cima. A projeção furou a meta de inflação a ser perseguida pelo Banco Central, que é de 4% em 2020, após a adoção da bandeira tarifária vermelha nível 2 em dezembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para o ano que vem, a estimativa de inflação caiu, de 3,47% para 3,34%. A meta perseguida pelo BC é de 3,75% em 2021 e 3,50% para 2022, sempre com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

As expectativas estão no Boletim Focus, que é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central e traz as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos do país.

Selic

O mercado prevê que a taxa básica de juros, a Selic, permaneça em 2% ao ano em 2020, mesma projeção há 23 semanas. Para a Selic em 2021, a estimativa é de 3,00% ao ano, mesma expectativa há duas semanas.

Na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros em em 2% ao ano. A próxima reunião, a última do ano, está marcada para a terça e a quarta-feira desta semana.

PIB

A estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020 subiu de -4,50% para -4,40%, terceira alta seguida, vindo de um piso de -6,54% atingido no fim de junho.

Para 2021, a projeção subiu de 3,45% para 3,50%.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal