Guarantã do Norte será Polo Regional em Exames de Mamografia na rede pública

A Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, atuou ao longo dos últimos quatro anos na intensificação das ações de promoção e prevenção de doenças.

A prova inequívoca mais recente desta priorização está na aquisição de um Aparelho de Mamografia Digital, visando a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama.

Foram investidos recursos próprios da ordem de R$ 540.000,00, além da reforma e adequação da Sala de Mamografia que foi implantada no Centro de Especialidades Médicas de Guarantã do Norte-MT.

Com o novo aparelho, o município realizará a partir de janeiro de 2021, cerca de 300 exames/mês, zerando a fila de espera pelo referido exame.

Numa clara e evidente demonstração de que o município já se tornou um Polo Regional de Saúde Pública, foi feita uma pactuação com as Secretarias de Saúde de Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte e Novo Mundo para o atendimento das demandas destas cidades.

O mamógrafo digital trabalha com menos carga de radiação, não polui, pois a revelação é digital, possui alta resolução, maior definição e a compressão na mama é reduzida devido o aparelho ser mais sensível à captação das imagens.

“Nós trabalhamos com planejamento e priorização de ações. Esse era um dos compromissos do Prefeito Erico Stevan com a Saúde da Mulher. A partir de janeiro estaremos aptos a fazer um grande volume de exames em curto espaço de tempo, zerando o fluxo de pacientes na espera, e com exames seguros e de qualidade”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Além do Mamógrafo, a rede municipal de saúde Guarantaense realiza também exames de ultrassonografia e os demais necessários para detecção de alguma lesão, afim de diagnosticar precocemente o risco patológico.

O Prefeito Érico Stevan disse a nossa reportagem que continuará aparelhando e modernizando todos os departamentos, repartições, postos de saúde, hospital municipal, centro de especialidades e as demais estruturas do setor, para que os médicos especialistas possam diagnosticar mais precocemente as enfermidades, promovendo a agilidade no tratamento e possível cura.

Fique por Dentro:

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam e os impactos da doença são minimizados.

Veja também

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso