CGE contribui com a Sema na segurança do Sistema de Cadastro Rural

A fim de contribuir para o aprimoramento da gestão ambiental em Mato Grosso, principalmente o controle, monitoramento e combate ao desmatamento, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio da Superintendência de Inteligência, realizou auditoria de segurança da informação no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O propósito foi analisar a disponibilidade, confiabilidade e integridade da plataforma gerenciada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A análise técnica executada pela CGE marca o cumprimento das tratativas prescritas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) decorrente da Operação Polygonum, executada entre os anos de 2018 e 2019 pela Polícia Judiciária Civil. O TCA foi firmado em 2019 entre a Sema, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Ministério Público Estadual (MPE) para a realização de periódicas averiguações no Simcar, tanto no âmbito gerencial quanto tecnológico, para prevenir possíveis fragilidades no banco de dados.

No trabalho, a CGE analisou a eficiência e efetividade da política e das responsabilidades de segurança da ferramenta; das normas e dos instrumentos para manutenção de usuários autorizados a executar tarefas administrativas; das políticas e práticas de backup e recuperação do banco de dados do sistema; do controle e registro de eventos importantes (logs) do banco de dados e sistema.

As análises resultaram na emissão de recomendações à Sema para o aprimoramento da segurança e do controle do Simcar. A atuação da CGE, neste caso, faz parte da estratégia de intensificar e aperfeiçoar as atividades de controle preventivo e de consultoria técnica aos órgãos estaduais, a fim de contribuir para a melhoria na prestação dos serviços públicos pelo Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

Sobre o Sistema

O Simcar é um sistema de cadastro rural instituído pelo Governo de Estado de Mato Grosso, em conformidade com a Lei Complementar nº 592/2017, em substituição ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), o qual passou a não comportar tecnicamente os mais de 113 mil cadastros de imóveis rurais inscritos na base de dados da Sema.

Destinado ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais, o sistema funciona como estratégica no controle de desmatamento, assegurando uma visão assertiva dos ativos e passivos ambientais do Estado.

O cadastro deve ser atualizado pelos proprietários de imóveis rurais sempre que houver alguma alteração na situação física, cadastral, espacial e legal, tais como: transferência de domínio, desmembramento, remembramento, transmissão da posse, averbação, retificação ou realocação de reserva legal.

Veja também

Velório e sepultamento da deputada federal Amália Barros ocorrem em Mogi Mirim, São Paulo

Ação de Forças de Segurança prende mulher em MS por morte em Sorriso

Polícia Civil de Sorriso apreende menor de idade por participação na execução de Giovanni

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça