Prefeitura emite ordem de serviço para construção da Escola Militar Tiradentes

Dentro do prazo máximo de 30 dias, a construtora LHC, escolhida por meio de processo licitatório, deve dar início à edificação do prédio que irá abrigar a Escola Militar Tiradentes Cabo Dilceu Antônio da Silva Amaral. Localizado no Portal Kaiabi, o terreno que vai abrigar a unidade estadual foi doado pelo Município, que também contribuiu com contrapartida financeira, e com o trabalho de técnicos na elaboração de projetos, processo licitatório e demais trâmites para a viabilização da escola.

“É extremamente gratificante assinar este documento hoje, que representa uma demanda antiga de toda a comunidade e o esforço coletivo pela busca de uma unidade com gestão militar no município”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Assim como a Escola Estadual Mário Raiter, a unidade será composta por 16 salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva, biblioteca, laboratórios e demais dependências administrativas, como sala de professores, direção e secretaria. A área do bloco educacional conta com mais de 3 mil m² e a quadra poliesportiva é de 651 m². A expectativa é atender cerca de 500 alunos por turno.

A elaboração do projeto arquitetônico da Tiradentes ficou a cargo da equipe técnica do Estado de Mato Grosso, e todos os demais projetos (estrutural, hidrossanitário, elétrico, SPDA, posto de transformação, lógica e incêndio) foram elaborados pelos profissionais da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), que também trabalharam no orçamento final da obra.

O investimento total será de R$ 5.059.162,87, sendo que, deste montante, R$ 101.183,26 representam a contrapartida financeira do Município. “Há uma diferença entre os valores finais de cada unidade por conta das particularidades de cada terreno, mas os projetos são basicamente iguais”, explica o titular da Secretaria Municipal da Cidade, Ednilson Oliveira.

A Escola Militar Tiradentes, que hoje funciona no prédio da Unic, é uma unidade estadual com gestão militar, que entrou em funcionamento em julho de 2017, nas salas anexas ao Park Shopping Sorriso. De acordo com o diretor da Tiradentes, tenente-coronel Ilton Botelho da Costa Campos, atualmente 534 alunos estão matriculados na unidade, que atende alunos os 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A gestão para a edificação de um prédio próprio para a unidade também remonta a este período, assim como a de uma unidade estadual no Residencial Mário Raiter, cujos projetos seguem hoje (4) para o Departamento de Licitação.

“Este momento representa um marco não somente para a história da Escola Militar, mas para todas as família que confiam seus filhos para o ensino policial militar, visto que para nós é um momento de muita gratidão ver o quanto os poderes públicos de Sorriso, tanto o Executivo, quanto o Legislativo, somaram esforços junto ao Governo do Estado para viabilizar a unidade, e a construção de um prédio próprio ajuda no processo de internalização de princípios e na criação de vínculo amoroso com a unidade escolar, que, depois de construída, deve figurar entre as maiores de Mato Grosso”, contextualiza

“A Escola Tiradentes é referência em educação e a edificação de um prédio próprio certamente vai permitir que as atividades desenvolvidas na unidade possam ocorrer de maneira mais confortável, contribuindo ainda mais para o processo de ensino-aprendizagem, bem como nos demais aspectos que são abordados no processo de formação dos alunos”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Veja também

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro escolar nas 647 escolas da rede estadual de ensino

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira(29)

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades