Caminhões formam fila de 8 km na rodovia de acesso ao Porto de Miritituba, no Pará; veja vídeo

Uma fila de caminhões de oito quilômetros foi registrada na manhã desta terça-feira, 16, na BR-230, em Itaituba (PA). A rodovia dá acesso ao Porto de Miritituba. No vídeo enviado ao Canal Rural, é possível ver os veículos parados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava no local tentando organizar a situação.

Situação se repete em outras rodovias

O problema logístico está ligado ao grande fluxo de veículos na região, causado pelo atraso no calendário da soja. Neste momento, muitas fazendas dos estados próximos estão colhendo e escoando a produção ao mesmo tempo, sendo o Porto de Miritituba, na região Norte, uma saída importante. Diante do déficit de armazenagem, outro problema antigo do setor, não há muito como segurar os grãos nas fazendas.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, um problema parecido foi registrado na BR-163 nos últimos dias.

“É um pequeno trecho de 7 km em que os motoristas precisam pegar após sair da BR-163. Como é uma via pequena, administrada pela prefeitura, ela não tem condições de suportar o alto fluxo de caminhões que estão escoando a safra pela BR-163 neste momento”, disse Nassar.

Mesmo com a grande quantidade de caminhões parados, o dirigente afirma que a ocorrência não trará atrasos para a colheita no país e o fluxo de chegadas e saídas irá se normalizar aos poucos. No entanto, ele acredita que um apoio do governo ajudaria a controlar a situação mais rápido.

“A Polícia Rodoviária Federal poderia ajudar organizando uma fila única para os caminhões que estão parados nesse trecho. O Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] também poderia adotar um esquema de rodízio de caminhões, como foi feito em 2019, onde até mesmo as traders participaram do planejamento para tentar controlar o fluxo que sempre é maior no início do ano”, destaca o presidente da Abiove.

Para André Nassar, parte dos problemas logísticos enfrentados para o escoamento da safra podem ser resolvidos a partir da concessão da BR-163, que foi totalmente asfaltada no fim de 2019. “Certamente a empresa que assumir a BR irá trabalhar na construção de acesso a terminais de carga. No entanto, a concessão não da rodovia não é um processo simples”.

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