Sorriso: Forças de segurança começam fiscalização sobre decreto hoje a noite

Autoridades de Sorriso estiveram ao vivo no programa A Voz do Povo para detalhar como será o início da fiscalização noite desta quarta-feira 03/03 sobre o cumprimento do Decreto do Governo de Mato Grosso com medidas restritivas para conter o avanço da COVID-19.

O delegado da Polícia Civil, Getúlio Daniel, o tenente coronel Jorge Almeida, coordenador do NIF – Núcleo de Fiscalização Integrada, Reinaldo Nunes, coordenador do Procon, Robson Moura falaram como deverá ser a atuação das autoridades para cobrar o cumprimento do decreto e quais serão as situações em que o cidadão ou empresas poderão receber multa ou mesmo voz de prisão.

A Assembleia Legislativa aprovou, na manhã de terça-feira (02.03), o projeto de lei de autoria do Governo de Mato Grosso que prevê multa para as pessoas e empresas que desrespeitarem as novas medidas restritivas contra o avanço da Covid-19. O projeto segue para sanção do governador Mauro Mendes.

A proposta, que prevê multa de R$ 500 para as pessoas físicas que descumprirem as normas e de R$ 10 mil às empresas e/ou órgãos públicos que cometerem as infrações, foi aprovada na íntegra pelos deputados estaduais.

As penalidades

As infrações poderão ser registradas pelo Procon estadual e municipal; pelos órgãos de vigilância sanitária estadual e municipal; Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais com poder fiscalizatório.

A pessoa ou empresa multada poderá recorrer em até 15 dias após a assinatura do auto de infração.

Além da multa, os infratores também poderão ser investigados pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva e desobediência, previstos no Código Penal.

Os recursos arrecadados com eventuais multas serão destinados à compra de cestas básicas a serem distribuídas no município onde ocorreu a autuação.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura