De acordo com balanço, aumentam denúncias de perturbação do sossego

Mais de 130 ocorrências de perturbação de sossego foram registradas pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT) das 18 horas de sexta-feira (6) até as 6 horas de hoje (8). Em dois casos, a situação chegou a evoluir para a apreensão de aparelho de som e prisão do proprietário.

Coordenador da GMT, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Márcio Pires explica que a perturbação do sossego está sempre acompanhada de outra questão problemática em tempos de pandemia da Covid-19, que são as aglomerações.

Em 2020, foram registradas 4.242 ocorrências desta natureza pela GMT, sendo que os meses recordistas em chamados foram julho, com 537 ocorrências; agosto, com 533; e abril, com 463. O horário em que a GMT mais registrou ocorrências foi das 22h à meia-noite.

Mas engana-se quem pensa que tem horário que é liberado o som alto. A regra do “o som não pode passar dos limites do muro” segue vigente nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. O telefone para denunciar ocorrências de perturbação do sossego é o 153, que funciona 24 horas.

“Pedimos a compreensão das pessoas porque não conseguimos atender 100% das ocorrências, visto que ações em que o flagrado com som alto se recusa a colaborar e a situação acaba evoluindo para prisão demandam muito tempo da equipe de plantão”, explica.

Veja também

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso: motociclista trafegava com farol apagado e é atingido por carro

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação

Justiça Segura: Poder Judiciário de Mato Grosso alerta para golpe do falso boleto