De acordo com balanço, aumentam denúncias de perturbação do sossego

Mais de 130 ocorrências de perturbação de sossego foram registradas pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT) das 18 horas de sexta-feira (6) até as 6 horas de hoje (8). Em dois casos, a situação chegou a evoluir para a apreensão de aparelho de som e prisão do proprietário.

Coordenador da GMT, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Márcio Pires explica que a perturbação do sossego está sempre acompanhada de outra questão problemática em tempos de pandemia da Covid-19, que são as aglomerações.

Em 2020, foram registradas 4.242 ocorrências desta natureza pela GMT, sendo que os meses recordistas em chamados foram julho, com 537 ocorrências; agosto, com 533; e abril, com 463. O horário em que a GMT mais registrou ocorrências foi das 22h à meia-noite.

Mas engana-se quem pensa que tem horário que é liberado o som alto. A regra do “o som não pode passar dos limites do muro” segue vigente nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. O telefone para denunciar ocorrências de perturbação do sossego é o 153, que funciona 24 horas.

“Pedimos a compreensão das pessoas porque não conseguimos atender 100% das ocorrências, visto que ações em que o flagrado com som alto se recusa a colaborar e a situação acaba evoluindo para prisão demandam muito tempo da equipe de plantão”, explica.

Veja também

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Dia da Consciência Negra: confira o que abre e o que fecha no serviço público estadual

Aneel mantem bandeira vermelha na conta de luz em novembro

Governador vai à Justiça contra decreto de Lula que amplia terras indígenas em MT

Amigos são condenados a 29 e 25 anos por morte de “Xuxa”