Equipe do CREAS realiza abordagens a pessoas em situação de rua

Mesmo em plena pandemia, os trabalhos de abordagem social às pessoas em situação de rua continuam sendo desenvolvidos todos os dias pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Sorriso.

O trabalho reforça a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, lançada pela Secretaria de Assistência Social (Semas), em 2018. O foco é encaminhar pessoas em situação de rua para que recebam acolhida e atendimento especializado. Após passarem pelos abordadores sociais, essas pessoas são encaminhadas ao CREAS e atendidas por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais e psicólogos, que analisam cada situação.

A partir da abordagem, a equipe pode adotar uma série de ações, como reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, encaminhar para instituição de acolhimento que mantém convênio com a Prefeitura, como a Casa do Oleiro, por exemplo; conduzir para atendimento em unidades de saúde quando for necessário e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho.

Porém, de acordo com a equipe do CREAS, muitas pessoas nessas situações rejeitam a acolhida. “Temos muitos casos de pessoas que residem em Sorriso, tem família aqui, porém são usuários de álcool e outras drogas e escolhem ficar nas ruas, se negando a receber ajuda. A gente encaminha, oferece ajuda especializada, mas elas acabam voltando para a rua”, explica a coordenadora da Proteção Social Especial, Maristela Zanatta.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, reforça a importância de não se dar esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrar em contato com o CREAS. “É claro que, quando vemos uma pessoa nessa situação sentimos compaixão e acabamos ajudando. É um ato nobre, porém, dando esmolas e não encaminhando a um serviço especializado, impedimos que essas pessoas saiam da situação de rua e passem a ser protagonistas de uma nova forma de vida”, explica a secretária, lembrando que o trabalho vem sendo feito sempre dentro de todo o protocolo de segurança sanitária. “Buscamos reforçar os cuidados com a equipe do CREAS, porém as abordagens tiveram continuidade, justamente para evitar que pessoas em situação de rua ficassem ainda mais expostas ao vírus, sempre com o objetivo de preservar a vida, a saúde e estimular a autonomia de cada cidadão” reforça.  

De julho de 2020 a janeiro deste ano, o serviço atendeu 413 pessoas em situação de rua. Destas, 358 eram migrantes e 55 pessoas cujas famílias moram em Sorriso. Quando se leva em consideração o número de migrantes atendidos na instituição, dos 358 abordados durante o período, 128 foram atendidos com passagens, 283 foram acolhidos na Casa do Oleiro e 88 retornaram para suas famílias. Neste período, foram realizadas 198 abordagens sociais pela equipe que vai aos locais onde se encontram pessoas em situação de rua. Deste número, 111 eram migrantes.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento