Ipem – MT dá dicas no dia mundial do consumidor

Na segunda – feira (15.03) é comemorado mundialmente o dia do consumidor, que tem como objetivo ressaltar a importância dos clientes e também assegurar os seus direitos. Foi pensando nisso, que o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem – MT) preparou algumas dicas, associando a aproximação do período da Semana Santa e a Páscoa.

De acordo com o Presidente do Ipem – MT, Bento Bezerra, os católicos quando forem ao supermercado comprar o seu pescado pré – embalado, devem se atentar ao peso líquido informado na embalagem. “Se o bacalhau estiver com 600 gramas na embalagem, ao colocar na balança deve ter mais que o informado, já que não se deve considerar o peso da embalagem nem a camada de glaciamento”, informa.

Posteriormente, caso o consumidor queira dar uma olhada pelos ovos de páscoa para as crianças é necessário se atentar a detalhes como: a idade recomendável, se apresenta o selo do Inmetro e também o peso líquido na embalagem. “No caso, assim como o peixe, o ovo deve apresentar um peso maior que o informado, já que também apresenta embalagem, e muitas vezes, brindes, como brinquedos ou chocolates”. Os recheios dos ovos caseiros, conhecidos como “ovos de colher”, por outro lado, fazem parte do peso líquido do ovo. “Não devemos nos orientar pela numeração dos ovos, já que uma numeração maior não quer dizer necessariamente mais chocolate.”

Mais adiante, ao comprar o chocolate, o consumidor deve prestar atenção com os barbantes, grampos e outras embalagens, se dada a uma criança, pois podem ocasionar danos como sufocamento e engasgamento.

Veja também

Redução de R$ 0,14 no preço da gasolina deve chegar aos postos de Mato Grosso

Guarantã do Norte: Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima após queda de carro em rio

Enamed reforça a importância de fiscalizar cursos

Agências do INSS estarão fechadas de quarta(28) a sexta(30) desta semana

Fies 2026:inscrições para seleção começam dia 03 de fevereiro

Pequenas empresas tem prazo até dia 30 de janeiro para renegociar dívidas com a União