STF suspende execução da Ferrogrão e PGR recorre

Nesta segunda-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a eficácia da lei nº 13.452/2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim para permitir a construção da Ferrogrão (EF-170), que deverá ligar Sinop ao porto de Miritituba, no Pará.

Porém, agora no início da noite, a Procuradoria-Geral da República entrou com recurso na tentativa de suspender a liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes.

A redução de 0.054% do Parque Nacional do Jamanxim para viabilização de estudos para a instalação de ferrovia destinada ao escoamento de grãos (Ferrogrão – EF 170) ajusta-se ao princípio do desenvolvimento sustentável como fator de equilíbrio entre economia e ecologia“. Esse é o entendimento do procurador-geral da República, Augusto Aras, em manifestação pelo não referendo de liminar concedida, nesta segunda-feira (15), pelo ministro Alexandre de Moraes, e que suspendeu a eficácia da Lei 13.452/2017.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.553, na qual a legenda questiona a supressão de hectares do Parque Nacional do Jamanxim para a construção da ferrovia, prevista pela lei resultante da Medida Provisória 758/2016. No parecer enviado ao STF nesta segunda-feira, Aras também manifesta-se pela improcedência da ação.

O procurador-geral destaca que a redução da área do Parque Nacional do Jamanxim para a construção de ferrovia destinada ao escoamento de produção agrícola, “além de diminuir a emissão de poluentes por caminhões de transporte de cargas, ajusta-se com fidelidade ao princípio constitucional do desenvolvimento sustentável“. Segundo ele, eventuais danos ambientais que possam advir do traçado da chamada Ferrogrão (EF-170), em razão da inadequação da rodovia (BR-163) para a passagem da ferrovia e da existência de áreas alagadas no percurso, deverão ser analisados concretamente no processo de licenciamento ambiental pelos órgãos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e pelos demais órgãos da administração pública federal, conforme determina expressamente a Lei 13.452/2017.

Aras ressalta que a norma também prevê que, se, porventura, não for instalada a Ferrogão (EF-170) por razões de eventuais danos ambientais concretos – verificados por ocasião do licenciamento ambiental em razão do traçado previsto – ou mesmo quando instalada a ferrovia, a área reduzida ou as frações dela que não forem efetivamente utilizadas serão reintegradas ao Parque Nacional do Jamanxim.

Destaca que a destinação de 0,054% da área do parque para permitir a construção de ferrovia (EF-170), com retorno das áreas não utilizadas ao final das obras, concretiza o princípio do desenvolvimento sustentável, uma vez que há uma pequena redução da área de proteção ambiental em relação ao desenvolvimento econômico proporcionado pela construção da ferrovia.

Debate – Para o PGR, não procede a alegação do Psol de afronta ao artigo 225, parágrafo 1º, inciso III, da Constituição Federal, que exige a edição de lei em sentido formal para a alteração ou a supressão de áreas de proteção ambiental. Ele explica que essa exigência leva em conta os debates técnicos e o controle social que normalmente ocorrem no Parlamento, sem os prazos exíguos de análise de uma medida provisória. No entanto, o procurador-geral entende que não há, no texto aprovado da Lei 13.452/2017, “prejuízo ambiental relevante que reclame ampla participação da sociedade civil e dos órgãos de proteção do meio ambiente em processo legislativo ordinário”, ressaltando que a área prevista para a rodovia corresponde a 0,054% do parque nacional.

Aras salienta que o artigo 3º da lei é expresso no sentido de que a destinação da área para a implantação da ferrovia “não exime o empreendedor da prévia obtenção dos licenciamentos e do cumprimento das obrigações com os órgãos competentes do Sisnama e com os demais órgãos da administração pública federal, necessários à efetivação das obras e atividades relativas à implantação e à operação da EF-170”.

O PGR ainda cita que, originalmente, a MP 758/2016 previa saldo ambiental positivo, com acréscimo de 51.135 hectares à unidade de conservação, mas a proposta foi suprimida por emenda parlamentar no projeto de lei de conversão. Por fim, o procurador-geral aponta que a ação direta de inconstitucionalidade não se presta ao exame dos eventuais prejuízos ambientais concretos decorrentes dos estudos apresentados para o traçado da Ferrogrão. Segundo ele, essa análise deve ser realizada no procedimento de licenciamento ambiental pelos órgãos competentes.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento