Guias de Trânsito Animal de Mato Grosso agora possuem QR Code e aplicativo para celular

As Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) no Sindesas e no Módulo de Produtor agora possuem um QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pelos telefones celulares, o que dará mais segurança e agilidade para as operações dos produtores rurais.

“O Indea MT tem o compromisso de promover melhorias contínuas em seus processos e procedimentos e, por isso, disponibiliza ao cidadão esse aperfeiçoamento em seu sistema, aumentando a segurança e a qualidade do serviço prestado”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

A inclusão deste QR Code no Sistema Eletrônico de Defesa Sanitária (Sindesa) será acompanhada de um aplicativo, que permitirá o uso off-line para verificação da veracidade do documento, mesmo em locais sem acesso à internet.

“O app que realiza a leitura do código será liberado aos usuários após a fase de validação, que está sendo operacionalizada através de um teste-piloto executado pelas equipes técnicas que realizam barreiras volantes na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia”, explica Emanuele de Almeida, presidente do Indea MT. Ela ressalta que continua obrigatório o porte do documento impresso para o transporte de animais. 

Veja também

Zâmbia autoriza importação de milho brasileiro para aliviar crise alimentar

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital