Procon-MT disponibiliza ferramenta online como alternativa para registro de reclamações

Aliando praticidade e agilidade, o Procon Mato Grosso disponibiliza formulários on-line para que os consumidores sejam atendidos eletronicamente. O objetivo da ferramenta é facilitar o processo de atendimento e fornecer ao consumidor uma alternativa ao serviço presencial. Para utilizar os formulários, basta ter acesso à internet, e-mail e ter em mãos informações pessoais, além dos dados referentes ao caso que será registrado.

O consumidor que optar pelas novas ferramentas deve ficar atento ao preenchimento correto das informações e, em hipótese alguma, pular etapas do formulário. Isso é importante para facilitar o andamento do registro da reclamação e impedir possíveis erros de identificação do problema. Na hora do cadastro, serão solicitados dados como: nome completo, endereço, formas de contato e descrição do caso. É importante ressaltar que essas solicitações seguem as normas do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) e da plataforma Consumidor.gov.br. Os dados serão utilizados exclusivamente para o registro da reclamação, além de serem analisados pelos atendentes do órgão. 

Para o coordenador de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Phillipy Aleixo, a ferramenta é uma forma de oferecer mais serviços ao consumidor, protegendo, também, a segurança sanitária da população, especialmente nesse momento de pandemia de Covid-19. “O atendimento on-line no Procon-MT já vem sendo realizado por meio de agendamento por celulares e pelo Consumidor.gov.br. Como temos perfis diferentes de consumidores, a plataforma com os formulários surge como uma nova alternativa e também incentiva à diminuição de circulação social”, explica.

ENTENDENDO A NOVA FERRAMENTA

TRÊS FORMULÁRIOS

1 – Formulário com acesso para aqueles que desejam registrar reclamações sobre um caso próprio, ou seja, os titulares.

2- Formulário disponível para quem deseja e tem autorização para registrar uma reclamação de um caso que ocorreu com outra pessoa, e é representante/procurador desta, como por exemplo filhos, netos ou cônjuges.  

3 – Formulário destinado somente à consulta, ou retorno. Com o número da Ficha de Atendimento, o consumidor conseguirá consultar o andamento da sua reclamação.

FICHA DE ATENDIMENTO

Depois que o consumidor registrar e encaminhar todos os dados, o Procon Mato Grosso – no prazo de até cinco dias úteis – entrará em contato com a pessoa que registrou as informações, a partir dos meios de contato cadastrados. Neste momento, será explicada a situação do registro e comunicado o número da Ficha de atendimento (FA). Com esse número será possível acessar o Formulário de Retorno. 

CONTATO DO PROCON -MT

O Procon MT entrará em contato com cada consumidor, somente por meio dos canais oficiais de comunicação. Por isso, o consumidor precisa ficar atento e, em casos de desconfiança, deve certificar-se de que se trata mesmo da equipe de atendimento do órgão e, a partir daí, manter a comunicação com o contato. Outra possibilidade de contato com o órgão é pelo link de triagem, no qual o consumidor que já tem uma reclamação registrada passa por uma análise e é encaminhado para o setor responsável pelo andamento do seu caso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal