MT: Aneel autoriza reajuste de 7,29% na tarifa da energia elétrica

Em reunião pública extraordinária realizada nesta quinta-feira (22), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste nas tarifas de energia eléstrica a serem aplicadas pela Energisa nos 141 municípios de Mato Grosso com efeito médio de 8,90% aplicado aos consumidores, sendo 10,36% para os consumidores em alta tensão e 8,34% para os consumidores em baixa tensão. Para consumidores residenciais, o reajuste tarifário aprovado ficou em 7,29%.

As novas tarifas entram em vigor imediatamente a partir desta quinta-feira sendo aplicadas para  1,5 milhão de unidades consumidoras em Mato Grosso. O processo foi relatado pelo diretor da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto.

Fazendo a defesa dos consumidores, o deputado estadual Faissal Calil (PV), que também é advogado, participou da sessão e fez sustentação oral se posicionando contra o reajuste. Contudo, o aumento foi autorizado da mesma forma pela Agência Reguladora. A decisão foi unânime para homologar o índice de Reajuste Tarifário Anual da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S.A. (EMT).

Também foram fixadas  as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD) e as Tarifas de Energia Elétrica (TE) aplicáveis aos consumidores e usuários da Energisa Mato Grosso. A diretoria da Aneel ainda estabeleceu os valores da receita anual referente às instalações de transmissão classificadas como Demais Instalações de Transmissão (DIT) de uso exclusivo e homologou o valor mensal de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) a ser repassado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE à Energisa, de modo a custear os descontos retirados da estrutura tarifária.

Thank you for watching

Na decisão colegiada, também foi reconhecido o direito da Energisa Mato Grosso MT ao valor, a ser calculado no âmbito do processo tarifário de 2022, conforme mercado faturado e correção pela Taxa Selic, correspondente à diferença de arrecadação da receita tarifária, associada à prorrogação das tarifas estabelecidas na Resolução Homologatória nº 2.829/2021, no período entre 8 e 21 de abril de 2021.  

Por fim, também foi reconhecida a formação de um ativo regulatório, decorrente do diferimento da componente financeiro relativo à Parcela B, no processo tarifário de 2021, no valor de R$ 200 milhões que deverá ser atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O diretor Sandoval Feitosa, relator do reajuste da Energisa Mato Grosso, sustentou que “as medidas tomadas pela Agência são pautadas pela legalidade e pelo extremo rigor técnico regulatório”.

Disse ainda que “a Aneel está sensível à gravidade dos efeitos da pandemia da Covid-19 tanto para o consumidor final quanto para a necessária manutenção do equilíbrio econômico da concessão”.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal