Policiais do COE-MT apreenderam nos três primeiros meses deste ano mais de uma tonelada de drogas ilícitas

O Estado de Mato Grosso vem se destacando nos últimos anos pelo grande volume de apreensões de drogas realizado pela PRF nas rodovias federais. O estado faz fronteira com um dos maiores produtores de cocaína do mundo, a Bolívia, e ainda serve como rota terrestre para o escoamento de boa parte da cocaína distribuída por organizações criminosas da Colômbia e Peru, outros dois países também grandes produtores da droga.

O Comando de Operações Especializadas em Mato Grosso (COE-MT), grupo de policiamento especializado da PRF, subordinado diretamente ao Serviço de Operações (SEOP), tem como uma das suas principais finalidades o combate às ações criminosas, entre elas o tráfico de drogas. Atuando corriqueiramente com o apoio do serviço de informações da polícia, o COE é um importante expoente do policiamento orientado por inteligência, atualmente preconizado pela PRF para melhor alocação de seus policiais na busca do alcance de seus objetivos institucionais.

Os policiais do COE-MT participam frequentemente de cursos e treinamentos, sempre com o intuito de estarem preparados para agir quando forem acionados. O setor vem apresentando importantes resultados em números de apreensões de drogas, e isso acaba por acarretar na diminuição da oferta dessas substâncias ilícitas no mercado. A diminuição da oferta é uma das metas do Plano Nacional Sobre Drogas (PLANAD), pois acredita-se que a redução dos crimes relacionados ao tráfico e uso de drogas ilícitas proporcionará melhoria substancial nas condições de segurança e bem-estar da população em um modo geral.

Somente nos três primeiros meses deste ano, os policiais do COE-MT tiveram participação direta nas ocorrências que envolveram apreensões, que quando somadas, chegam a um total de mais de uma tonelada de drogas ilícitas, entre cocaína e maconha. Armas, munições e toda a espécie de produtos ilícitos também foram apreendidos pelo grupo. Nesse mesmo período eles foram acionados para atuar de forma especializada em 14 ocasiões, produzindo a quantidade de 1465 fiscalizações com abordagem e realizando a prisão/apreensão de 23 pessoas.

Veja também

Polícia Militar apreende armas de fogo e prende homem por disparos e ameaça em Sinop

Ação integrada apreende 210 kg de drogas e dá prejuízo de R$ 843 mil às facções criminosas

Homem é preso em flagrante por agredir esposa e abandoná-la em rodovia após discussão em Nova Ubiratã

Homem é preso em flagrante após furtar 368 placas eletrônicas da empresa Oi em Sorriso

PM prende dois faccionados com mais de 1,1 mil porções de cocaína e tabletes de maconha

Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol