Secretário ressalta que Município garantiu a compra de medicamentos usados na intubação de pacientes positivos

“Não vai faltar medicação para pacientes internados nos leitos de tratamento intensivo instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava), bem como no Hospital de Campanha Municipal”. A afirmação é do secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro que explica que após buscar ajuda junto ao Estado, o município está conseguindo negociar com as empresas fornecedoras. Marchioro ressalta que além da articulação junto às empresas, a Controladoria Geral do Município também tem auxiliado na questão de legalização de documentos.

A preocupação, externada junto à Secretaria de Saúde do Estado na semana passada, surgiu diante da dificuldade que o Município estava enfrentando na aquisição de medicamentos necessários para atender pacientes acometidos pela Covid-19 e que necessitam de ventilação mecânica. São medicamentos que agem como bloqueadores neuromusculares, conhecidos popularmente como o “kit intubação”.

Marchioro pontua que “diante da nossa preocupação, na semana passada discutimos o assunto com o prefeito Ari Lafin que recomendou que eu imediatamente buscasse ajuda para solucionar o problema; felizmente, hoje conseguimos estabilizar a situação”, diz.  

Rede de ajuda

Para quem tem suspeita ou testou positivo, Marchioro lembra que o HC está aberto 24 horas, assim como a UPA. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, também está atendendo com horário estendido no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte de segunda a sexta-feira e das 7 às 19 horas aos sábados e domingos. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

Sorriso amplia cuidados e orientação sobre a dengue

SES-MT alerta sobre importância da testagem rápida contra o HIV

Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas

UBS do Mário Raiter recebe ação de multivacinação nesta terça

Entrevista destaca a importância da prevenção no Novembro Azul para a saúde do homem

SES realiza captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop