Conselho debate a implantação de unidades demonstrativas para produção de tilápia

A construção de unidades demonstrativas para a análise do custo/benefício da produção de tilápia foi um dos assuntos discutidos nesta manhã (30) em reunião do Conselho Municipal de Piscicultura. Conforme o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, a partir do estudo o objetivo é disponibilizar alevinos de tilápia em maior escala para criação em tanques da rede da agricultura familiar de Sorriso. Márcio explica que a unidade demonstrativa disponibilizará capacitação técnica aos produtores. “A capacitação será ofertada em conjunto pela Sama e Empaer”, ressalta.

O Conselho Municipal de Piscicultura foi formado no Município em 17 de fevereiro de 2021 e tem como presidente o produtor Fábio Garcia Alvarenga. A meta é fomentar a piscicultura para criar possibilidades para que Sorriso volte a ocupar o patamar de maior produtor nacional de pescado de água doce, garantindo que pequenos e também grandes produtores possam tirar do cultivo do peixe sua subsistência, profissionalizando cada vez mais a produção.

Sorriso já foi o maior produtor nacional de pescado de água doce, feito repetido nos anos de 2013 e 2014 quando o município manteve-se como líder entre os municípios brasileiros produtores com 21 mil toneladas do produto no mercado. “Hoje ocupamos a terceira posição, mas não temos dados atualizados”, lembrou o presidente do Conselho na data da criação.

Márcio Kuhn pontua que o Conselho foi criado com a missão de viabilizar e ampliar a produção da cultura de forma local e regional. “A piscicultura traz várias possiblidades, uma delas é o fato de que o pequeno produtor pode agregar o pescado com as outras culturas da propriedade aumentando a geração de renda”, frisa.

Na reunião de hoje, além de integrantes do Conselho, também esteve presente o vereador Zé da Pantanal. “Estamos somando esforços para ampliar a rede e alcançar resultados positivos”, finaliza Márcio.

Veja também

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Zâmbia autoriza importação de milho brasileiro para aliviar crise alimentar

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise