Auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica é solicitado por vereador

O vereador Celso Kozak (PSDB) solicitou que o Executivo Municipal implante o projeto “Auxílio-Aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, em Sorriso, visando amparar as mulheres violentadas que não possuem renda, ou recebam até 1,5 salário mínimo, e tenha dependentes para sustentar.  

“Muitas mulheres em situação de violência doméstica, ou familiar, necessitam, para a sua segurança e a de seus dependentes, deixar seus lares. No entanto, muitas delas não possuem renda suficiente para arcar com as despesas de uma moradia, impossibilitando que recomecem a vida em outro lugar, longe do agressor. E acabam voltando ao ciclo de violência por necessidade”, explica o parlamentar.

Com a pandemia do Coronavírus, a violência contra a mulher agravou-se fazendo com que as ocorrências crescessem em aproximadamente 73% no Brasil. O auxílio aluguel viria para reduzir esses números e dar uma nova oportunidade a mulher vítima de violência e seus filhos.

“Trata-se de um projeto cujo investimento é baixo, visto que o auxílio gira em torno de 0,5 a 1 salário mínimo, tornando-se uma iniciativa de baixo custo, mas de grande repercussão na vida destas mulheres e no próprio sistema de saúde, pois como sabemos, a violência doméstica impacta nos gastos com saúde tanto da mulher agredida, quanto de suas crianças”, reforça.

A Indicação nº 443/21 foi encaminhada à Prefeitura de Sorriso.

Veja também

MDB realiza encontro municipal em Sorriso e Leandro Damiani projeta fortalecimento político para 2026

Azul inicou venda de passagens para nova rota entre Sorriso e Campinas

RGA de 4,26% vai gerar impacto de R$ 1 bilhão aos cofres públicos em 2026

Tiago Muniz subprefeito do distrito de Primavera fala sobre o primeiro semestre de sua gestão

Instituições receberam mais de R$ 380 mil por meio do Nota MT em 2025

Ano eleitoral encurta agenda e empurra projetos estratégicos do Congresso para 2026