Após quatro semanas de baixa, notificações de casos positivos voltam a subir em Sorriso

Após quatro semanas com registros de queda na curva de contágio da Covid-19, hoje (06) Sorriso voltou a registrar um aumento de 17,67% no número de pessoas com o vírus ativo no organismo. Os dados constam da 18ª Semana Epidemiológica de acompanhamento de 2021. Entre os dias 30 de abril até esta quinta-feira, 181 sorrisenses testaram positivo. São 32 casos a mais do que o registrado na semana anterior, quando 149 casos haviam sido notificados.

“Sempre alertamos que a situação poderia mudar se houvessem descuidos. Toda vez que divulgamos um dado, nossa preocupação está em manter a população alerta e consciente de que a baixa ou aumento no número de casos ativos é uma consequência direta do nosso comportamento”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

Conforme o secretário, é necessário que todos tenham clareza de que o vírus continua ativo. Inclusive causando novas mortes, como ocorreu ontem (05). “Pedimos apoio de toda a população porque saber que há mais uma família chorando por alguém é devastador para quem está lutando diariamente contra esse inimigo”, destaca.

Segundo ele, “é essencial que continuemos com as medidas preventivas. O uso da máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento social ainda são as melhores medidas de segurança e de enfrentamento ao vírus”, frisa Marchioro. “Desde o início estamos pedindo para quem testou positivo e está bem que fique em casa. Também lembramos que familiares que convivem com pessoas positivas também devem observar a quarentena para evitar que transportem o vírus para outros locais”, alerta.

Confira os dados semana a semana

Na 1ª semana epidemiológica de 2021, foram contabilizados 373 casos ativos; na 2ª 392. Na 3ª ocorreram 379 casos. A partir de então, os registros apontam uma queda, na 4ª semana foram 345 casos; na 5ª 321; na 6ª 267; na 7ª 258, na 8ª 191. E, na sequência, entrando na 9ª semana há um aumento de 122 novos positivos, chegando a 313 pessoas com o vírus ativo no organismo; na 10ª Semana foram 401 novos infectados; chegando a 456 na 11ª Semana, maior número registrado neste ano. Na 12ª Semana, foram 320 notificações, subindo para 353 ocorrências na 13ª; com 341 na 14ª SE; 237 novos casos na 15ª; na 16ª SE a tendência de queda foi mantida com 161 novos registros; caindo para 149 notificações no ciclo passado, e, infelizmente voltando a subir hoje, data de fechamento da 18ª Semana Epidemiológica.

 Onde procurar ajuda

E a recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediato. Tanto o HC quanto a UPA ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, também está atendendo com horário estendido no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte de segunda a sexta-feira e das 7 às 19 horas aos sábados e domingos. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT

Programa “A Voz do Povo” destaca primeiro mês de funcionamento da Maternidade Municipal Amor de Mãe

Governo lança fundo de R$ 20 bilhões para modernizar rede pública de saúde

Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer

Lions Clube promove campanha de doação de sangue em Sorriso

Oncologista alerta sobre riscos do cigarro eletrônico e reforçam importância da prevenção ao câncer durante o Outubro Rosa