Após um ano desde morte de engenheiro agrônomo, juiz encerra instrução e processo segue para júri

O juiz Rafael Depra Panichella, da Vara Única de Porto dos Gaúchos (a 649 km de Cuiabá), encerrou a instrução processual, relativa à primeira fase do procedimento do júri, do caso do assassinato do engenheiro agrônomo Silas Henrique Palmieri Maia, morto a tiros pelo produtor rural Paulo Faruk de Moraes em fevereiro de 2019. O Ministério Público, o assistente de acusação e a defesa agora devem apresentar os memoriais.

No início deste mês de fevereiro uma audiência foi realizada com o réu confesso, o produtor rural Paulo Faruk de Moraes. Na ocasião nem o MP ou a defesa do réu fizeram requerimentos e com isso a instrução processual foi encerrada. O juiz ainda determinou o cumprimento de eventuais cartas precatórias ou decisões pendentes.
 
“Independentemente, com o aporte da oitiva das últimas testemunhas, nada mais sendo requerido pelas partes, dou por encerrada a presente instrução processual, relativa a primeira fase do procedimento do júri, devendo-se abrir vista as partes para que, no prazo legal, seja apresentado os respectivos memoriais, na forma sucessiva, iniciando com o Ministério Público, posteriormente ao Assistente de Acusação e, por fim, à defesa. Sendo tudo certificado façam-me os autos conclusos para a respectiva decisão”, determinou o magistrado.
 
O homicídio
 
Segundo uma testemunha que ajudou a socorrer Silas, era aproximadamente 13h00 do dia 18 de fevereiro de 2019 quando ambos (vítima e testemunha) estavam sentados em uma mesa, na lanchonete Fogão a Lenha da Rodoviária do povoado Novo Paraná, município de Porto dos Gaúchos.
 
Em certo momento, sem notar a aproximação, se assustaram com uma pessoa que chegou por trás, sacou uma pistola e efetuou dois ou mais disparos direto na cabeça da vítima, que caiu no chão já sem reação.
 
Em seguida o autor do crime saiu andando em direção ao seu veículo, olhando para trás para se certificar que havia matado à vítima. Imediatamente foi realizado socorro médico no Posto de Saúde daquele povoado, sendo depois a vítima encaminhada para Hospital de Porto dos Gaúchos, mas não sobreviveu. O suspeito, Paulo Faruk, foi preso depois e confessou o crime.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura